ENSINO OBRIGATÓRIO DE MÚSICA NA ESCOLA AJUDA A ESTIMULAR LÓGICA

Milhares de pré-adolescentes se acotovelaram nos cinemas nos últimos anos para assistir aos filmes da franquia High School Musical, sobre alunos de Ensino Médio que montam um coral. Mais recentemente, uma galera tem se fixado em frente a TV para acompanhar os episódios de Glee, série em que os personagens reerguem o coral da escola. Agora, o que se vê nas telas deverá ser realidade em todas as escolas do País.
É que vai entrar em vigor a lei, aprovada em 2008, que obriga todas as instituições de ensino a oferecerem aulas de música na educação básica a partir de agosto do ano que vem. "Ela faz parte da formação integral do ser humano", apoia quem é fã de carteirinha da medida, a irmã Sandra Regina, coordenadora do departamento de música e vice-diretora do Colégio Mãe de Deus, em Londrina. "A gente percebe que os alunos que têm contato com instrumentos musicais ou com o canto costumam ter as melhores notas", analisa.
Vem gente de outras cidades para ter as aulas. Quando os alunos são muito pequenos, eles são acompanhados por um adulto - normalmente a mãe ou o pai - e dois professores por grupo ensinam desde canções folclóricas a muitos outros gêneros.
As crianças também são apresentadas aos diferentes instrumentos e até manipulam os objetos um pouco. O trabalho é musicalizá-los tanto auditivamente como visualmente", explica. Mais que isso, é um momento de os pais estreitarem laços com os seus filhos, já que passam mais um tempo juntos.
Apesar de as aulas não serem individuais, todos aprendem a tocar os instrumentos. Entre a educação infantil e o primeiro ciclo do Ensino Fundamental (de 1ªa a 4ª série), as crianças aprendem a tocar flauta doce. De 5ª a 8ª série, são ensinadas noções de piano, como a localização das notas.
Devido à pesada carga horária do Ensino Médio, essas aulas são mescladas com as de artes plásticas, mas a ideia é separá-las no futuro. Especialmente depois do vestibular da Universidade Estadual de Maringá, em julho, que surpreendeu estudantes com uma questão sobre teoria musical. "Tiveram alguns alunos que ficaram bravos, porque nem todos os colégios já se adequaram à lei", lembra a violinista. "Os nossos sabiam responder a questão", completou.
Fonte : Terra Educação