BRASILEIROS SÃO DESTAQUES NA OLIMPÍADA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA


O engenheiro de Pilar do Sul (SP) Renato Rodrigues, de 30 anos, e o estudante de engenharia de controle e automação Fábien Oliveira, de 22 anos, foram os primeiros brasileiros a ganharem um prêmio na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação (ICC'2017) em Martigny, na Suíça. Os dois foram premiados por desenvolverem o projeto “Milênio Bus”, o qual alia a internet com o transporte público.
Renato contou que o projeto surgiu após “sentir na pele” a dificuldade de quem precisa pegar um ônibus lotado diariamente para ir trabalhar ou estudar. Com isso, o mestrando em Estratégia e Inovação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pensou em uma alternativa que pudesse ajudar os passageiros a saberem se o transporte está lotado ou não, além de informações sobre o ônibus.
“Eu uso o transporte público para ir até Sorocaba onde faço mestrado e com o passar do tempo comecei a perceber que o primeiro ônibus que eu usava para chegar até a universidade sempre estava lotado e o segundo, que passava cerca de 10 minutos depois, ia vazio. Então, durante um evento de tecnologia da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), onde a proposta era integrar a tecnologia no setor de mobilidade urbana e dar conforto aos usuários, pensei que se se tivesse uma maneira de saber como estaria o próximo ônibus, iria melhorá e muito o transporte público”, conta.
E foi com essa ideia inicial que Renato desenvolveu em março deste ano junto com o amigo Fábien Oliveira, que estuda na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o projeto "Milênio Bus". "Eu conheci o Fábien em um evento de tecnologia em Campinas o ano passado e vi que ele era bem no meu estilo, que gostava de tecnologia e desafios e formamos a equipe para a Olimpíada Internacional. Desenvolvemos esse projeto e, então, fiz a inscrição. Para nossa surpresa, fomos um dos sete selecionados para ir até a Suíça e os únicos brasileiros”, conta Renato.
Fonte: portal de notícias G1



 Voltar
Boleteen - Colégio 24 Horas