ESCOLA DO TRABALHADOR COMEÇARÁ COM 12 CURSOS GRATUITOS

A Escola do Trabalhador, braço de formação do governo federal para o programa Emprega Brasil, terá 12 cursos que começarão a ser oferecidos. O objetivo da ação é levar qualificação profissional aos trabalhadores por meio de treinamentos feitos pela internet. Conforme o Ministério do Trabalho, o programa tem a capacidade de atingir até 70 milhões de brasileiros.
A iniciativa nasceu da constatação de que muitos trabalhadores desempregados não estavam conseguindo se colocar no mercado por falta de qualificação. Foi feita, então, uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que está realizando pesquisas para definir quais serão as modalidades oferecidas.
Os cursos serão gratuitos e poderão ser acessados de qualquer computador do Brasil por qualquer trabalhador no endereço escola.trabalho.gov.br . Não haverá pré-requisitos para cursá-los nem escolaridade mínima exigida. A qualificação será informada aos trabalhadores no momento em que eles forem encaminhar o Seguro-Desemprego, mas ficarão disponíveis no site para todas as pessoas que desejarem se qualificar, mesmo empregadas.
Serão disponibilizados 50 cursos divididos por eixos temáticos definidos a partir do estudo do mercado de trabalho, levando em conta as áreas onde há maior necessidade desses profissionais e falta qualificação. Os 12 primeiros já estão definidos.

Como vai funcionar
– Os cursos serão formados por módulos de aproximadamente 40 horas cada (o número de módulos vai depender da necessidade de cada curso).
– Cada módulo estará disponível por dois meses, tempo estimado para a conclusão com tranquilidade de todas as atividades.
– Ao final de cada módulo, o trabalhador fará uma avaliação que servirá como base para que ele receba o certificado de conclusão daquela fase. Ao concluir todas as etapas, ele será certificado pela UnB.
– Os cursos não têm tutor. Mas haverá canais de comunicação via portal para o feedback dos alunos e os ajustes necessários.

Como se inscrever
– Os cursos estarão disponíveis no site escola.trabalho.gov.br. Após acessar o site, o trabalhador precisará localizar o eixo temático do curso que ele deseja fazer. Aí, é só fazer a inscrição e iniciar as atividades.
– Serão disponibilizadas 6 milhões de vagas para que os trabalhadores se qualifiquem na Escola do Trabalhador.
– A UnB também fará o acompanhamento dos trabalhadores que fizerem os cursos na plataforma. Com base nos dados da Rais e do Caged, a universidade vai avaliar se os trabalhadores que se qualificaram pela Escola do Trabalhador conseguiram se colocar no mercado e se estão atuando na área em que se qualificaram pela plataforma.