CONHEÇA 10 PROFISSÕES DO FUTURO

O futuro do trabalho está próximo e é preciso se preparar para desbravá-lo. Quem escolhe uma graduação tem de estar preparado para analisar o mundo à sua volta e construir o próprio caminho em meio a um cenário em constante reconfiguração.
– Acredita-se que em torno de 65% das posições que existirão a partir de 2020 ainda não existem – afirma Wilma Dal Col, diretora de recursos humanos do Manpowergroup Brasil.
Nem tudo é incerteza. É possível apontar carreiras promissoras com base no cenário atual, que combina a recuperação da crise econômica, a revolução digital, a busca por eficiência na indústria e a mudança na pirâmide etária do país, com cada vez mais idosos.
– Áreas ligadas à tecnologia vão estar em alta. Com o envelhecimento da população, as carreiras voltadas ao cuidado de pessoas de mais idade vão crescer – aponta a consultora de gestão de pessoas Loraine Bothomé Müller.
Desenvolver habilidades e competências para lidar com um mundo dinâmico será um diferencial. O Fórum Econômico Mundial elenca competências para transitar pelo mercado de trabalho pós-2020.
Segundo Samuel Artus, associado na consultoria de busca e seleção de executivos Mapper, muitas das posições promissoras não requerem graduação específica, mas a capacidade de construir a própria formação de forma ativa e continuada.
– À exceção da saúde, a maioria das outras áreas demanda interesse pelo tema, busca de conhecimento, curiosidade. Em todas elas, atravessa a questão da tecnologia e da inovação, em todas elas há necessidade de investimento na carreira. A evolução da carreira vai depender dos movimentos ao longo do processo e dos investimentos em novas técnicas e especializações – pondera Artus.
Compreender os problemas globais e saber comunicar-se e lidar com pessoas serão exigências da medicina ao design, passando pela administração e pela engenharia. O estudante não deve mais ver o curso como uma síntese da profissão: trata-se, pelo contrário, de uma fonte de aprendizados e experiências úteis para trajetórias e cenários diferentes.
A graduação não determina aonde se vai chegar. É, mais do que nunca, um passo em uma trajetória que vai exigir aperfeiçoamento contínuo e olhar transdisciplinar. O estudante e futuro profissional deve estar pronto para identificar onde suas habilidades, conhecimentos e competências são requisitados e valorizados.
O profissional do século 21 terá diversas carreiras ao longo da vida. Mas a imprevisibilidade do futuro profissional não deve ser vista como um empecilho: encare-a como um estímulo: tire o máximo da graduação, explore as possibilidades de atuação e esteja aberto para a mudança.
– Tem alunos que frequentam a universidade e alunos que efetivamente fazem o curso. A graduação é o espaço de experimentar. Faça disciplinas em outras unidades, experimente-se. Quando tu chegares na entrevista de emprego e vier a pergunta “Mas você fez só Engenharia?”, vais poder responder “Também aprendi sobre arquitetura, publicidade, design”. Steve Jobs fez isso e o resultado foi a Apple – lembra a consultora de gestão de pessoas Loraine Bothomé Müller, professora da Escola de Negócios da PUCRS.
Fonte: ZH Gaúcha