Carências de professores afeta escolas públicas de SP

Os alunos da rede estadual fizeram, recentemente, as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2018, que avalia os conhecimentos em português e matemática nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. No entanto, pais de alunos da rede estadual de escolas nas zonas Norte e Sul da capital dizem que seus filhos ficaram parte do ano letivo sem aulas, que não foram repostas.
Para Adeilton Nascimento, seu filho não teve o conteúdo programado nas disciplinas de matemática e história. “Normalmente, eles ligam para casa e avisam para buscar [o filho], porque não tem aula, não tem professor."
Seu filho estuda na escola Estadual Ennio Voss, no Brooklin, Zona Sul. "Isso acontece com matemática, história, eu não sei o que acontece na escola. Uns falam que o professor está de licença médica. [...] O meu filho, se for para o nono ano, eu quero que ele não vá, mas se ele for pro nono ano não tem conteúdo nenhum”, contou.
Mãe de outra aluna da mesma escola, Maria da Conceição Rodrigues disse que a professora de matemática saiu de licença médica em agosto e até outubro não tinha docente substituto. “Sem nota eles não vão ficar, porque eles não podem deixar. Os alunos estão aqui, mas e o conteúdo, quem vai repor isso? ”, disse.
No Imirim, na Zona Norte, na Escola Estadual Joaquim Leme do Prado, a filha da Marileide Cavalcanti está no segundo ano do ensino médio e, segundo ela, o cronograma de aulas também não foi cumprido nas disciplinas de matemática, geografia, história e biologia.
A Secretaria Estadual da Educação nega a falta de professores nas escolas. A pasta acrescenta que as aulas serão repostas no sábado se necessário.
“Os pais são precisam se preocupar. Nós temos o calendário homologado pela Secretaria de Ensino e pela Diretoria, que essas aulas serão repostas. A gente garante que o conteúdo será reposto e as aulas não serão perdidas", disse Valeska Penteado de Toledo Honora, sub-secretária de Articulação Regional da Educação.