PORTUGAL REGISTRA A MAIOR EVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO DA EUROPA

Portugal é o país da Europa que mais cresceu no ranking internacional de avaliação de educação. O esforço começou nos anos 2000 e perdurou nos anos seguintes, sem interrupção com as trocas de governo ou a crise econômica.
O governo português investiu na elaboração de um currículo nacional exigente e na capacitação dos professores. Bem preparados, os docentes têm maior habilidade para adaptar o currículo conforme a necessidade de cada grupo de alunos. A flexibilidade permite inovações que aumentam a autonomia do aluno e traz maturidade aos estudantes.
"Ensiná-los como se faz e, a partir daí deixar, experimentar. Eles têm que errar e nós temos que estar por trás, dizer onde falhou, mas sem dar a receita", diz a professora Ana Paula Andrade.
No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental foi aprovada em 2017 e, para o ensino médio, em 2018. Os estados têm até 2020 para definir como serão dados os conteúdos básicos.