EX-ALUNOS DA GAMA FILHO E DA UNIVERSIDADE AINDA ESTÃO SEM DIPLOMAS

Ex-alunos da Gama Filho e da UniverCidade encontram problemas para conseguir o diploma dos cursos da instituição de ensino superior. As duas instituições foram descredenciadas pelo Ministério da Educação há cinco anos.
Jussara se formou em Pedagogia pela Gama Filho em 1994. Ela possui um certificado de conclusão de curso, que foi aceito pela Prefeitura do Rio após um concurso público.
Porém, ela passou em outro concurso e precisa do diploma. De acordo com o Ministério da Educação, a Universidade Estácio de Sá ficou responsável pelo curso.
“Eu estive na Estácio por orientação do Mec, que o curso estaria lá e o diploma seria emitido. A Estácio afirma que não tem essa documentação, que não sabe do curso de Pedagogia e de alguns outros cursos também”, contou Jussara Mendonça de Souza.
Ela define a própria situação como um “jogo de empurra”. “Você vai de um lado para outro e fica sem ter o que fazer”, ressaltou.
Patrícia Cardoso, do Núcleo do Consumidor da Defensoria Pública, afirmou que a responsabilidade existe por parte das instituições que receberam os cursos.
“As universidades receptoras ficaram com o encargo de expedir os documentos dos alunos formados e formando na medida da consistência dos dados que eles receberam”, destacou Cardoso.
A Universidade Estácio de Sá afirmou que, apesar de ter sido uma das vencedoras da chamada pública para o processo de transferência dos estudantes das duas instituições, não foi realizada a transferência da documentação acadêmica física desses alunos pelo Mec.
A Estácio de Sá afirmou que não é possível a emissão de todos os diplomas sem estes documentos. Mesmo sem o acervo disponibilizado, os alunos dos cursos de graduação devem procurar uma das instituições vencedoras da chamada pública com todos os documentos acadêmicos para a análise da viabilidade da expedição do diploma.
O Mec informou que, após o descredenciamento, o ministério teve acesso apenas ao acervo digital da Gama Filho e UniverCidade, que foram entregues às instituições de ensino selecionadas.
Segundo o Mec, os arquivos físicos ainda se encontram em poder dos antigos representantes legais da Galileo Administração de Recursos Educacionais S/A, mantenedora das duas instituições descredenciadas. Isso impede a validação dos documentos emitidos pelas instituições, pois as informações digitais precisam ser conferidas com a documentação física.
Essa retenção de documentos foi alvo de uma Ação Civil Pública que ainda está em curso. O Mec orienta os estudantes a reunir os documentos que possuem sobre a graduação e ir às instituições selecionadas para solicitarem a emissão ou remissão de documentos, nos casos em que isto é possível, ou seja, quando não há necessidade de consulta ao acervo físico documental.