CRESCE A PARTICIPAÇÃO DA EAD NO PROUNI PARA FUTUROS PROFESSORES

Os futuros professores do Brasil estão recorrendo cada vez mais a bolsas de estudo para a formação a distância para conseguirem se tornar docentes. Em oito anos, cresceu 53% o total de bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) para calouros de cursos voltados à docência, como pedagogia e outras licenciaturas.
O índice é puxado principalmente pela educação a distância (EAD), opção de 67% dos calouros destas áreas, em 2018. No entanto, a maior parte destes alunos (58,5%) está em cursos com baixo índice de avaliação.
Os dados fazem parte do relatório “Expansão do Prouni EAD na Formação Inicial do Docente”, feito pelo Movimento Todos pela Educação com dados do governo, e divulgado com exclusividade pelo G1 e GloboNews.
O Prouni foi criado em 2004 para dar bolsas de estudos a estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior.
Já outra modalidade de apoio mantida pelo MEC, o Financiamento Estudantil (Fies), tem caído no mesmo período. Ele oferece financiamento das mensalidades, mediante juros, e é voltado a cursos presenciais.
"O ato de ensinar precisa de observações reais, de práticas de ensino, de discussões sobre como ensinar. Não se forma um bom professor em curso teórico e a distância. Em relação às bolsas do Prouni, é fundamental que elas sejam voltadas a cursos presenciais e de alta qualidade", afirma Gabriel Corrêa, gerente de políticas educacionais do Todos pela Educação.
Procurado, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que a lei do Prouni obriga a instituição de ensino a "conceder bolsas em todos os seus cursos/turnos" e, como houve expansão nas vagas de EAD, "isso se reflete no Prouni".
Além disso, a pasta lembrou que os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2018 mostram que "não houve queda na qualidade da educação nos cursos de Ensino a Distância".
Em 2018, 16,2% dos bolsistas do Prouni eram de cursos voltados à formação de professores, o que representa 26,9 mil bolsas -- 53% a mais do que em 2010, quando eram 17,6 mil.
Já entre os financiados pelo Fies, 3,4% dos universitários que queriam se tornar professores recorreram a esta modalidade em 2018, ou 2 mil pessoas.
De 2010 a 2013, o financiamento via Fies vinha crescendo em relação ao Prouni, mas a partir deste período, os números mostram o crescimento maior entre as bolsas de estudo em detrimento dos financiamentos de mensalidades.
A formação a distância foi a opção de 67% dos bolsistas do Prouni em cursos voltados à docência, em 2018: havia 17.992 bolsistas na formação EAD contra 8.986 bolsistas do Prouni nos cursos presenciais. O índice era de 61% em 2017. Nos demais cursos, a EAD foi a opção de 25% dos bolsistas.
O número de vagas ofertadas pelo ensino superior a distância superou em 2018, pela primeira vez, o número de oportunidades em cursos presenciais. No ano passado, foram 7.170.567 vagas remotas contra 6.358.534 vagas locais, respectivamente. O dado é do Censo do Ensino Superior, divulgado em setembro pelo MEC.
Apesar disso, a rede presencial ainda recebeu mais alunos novos, em 2018, que a rede a distância. Segundo o censo, foram 2.072.614 matrículas em vagas presenciais (28,9% do total ofertado), e 1.373.321 nas vagas à distância (21,5% do total ofertado).
As bolsas do Prouni para calouros em outros cursos, que não são voltados à docência, teve aumento de 71% entre 2010 e 2018.