ESCOLAS CÍVICO-MILITARES AUMENTARÃO CARGA HORÁRIA

O Ministério da Defesa publicou alterações para militares inativos das Forças Armadas aderirem ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, aumentando a carga horária de trabalho e mudando as datas das inscrições e da validade do processo seletivo.
Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União, DOU, os interessados deverão se inscrever no processo seletivo entre 13 e 31 de julho.
Além da ficha de inscrição, também deverão entregar até a data os documentos que comprovem formação acadêmica e o histórico de atuação profissional na carreira militar.
Outra mudança foi em relação à carga horária diária, que passou de 7h para 8h de trabalho. Os contratados também irão seguir o calendário escolar das escolas cívico-militares, como já estava previsto na portaria anterior.
Por fim, a nova portaria também alterou a validade do processo seletivo para a contratação dos inativos, passando a data limite de 30 de junho para 31 de dezembro.
De acordo com o documento, os candidatos continuarão sendo avaliados por pontuação.
As vagas com menor pontuação terão duração mínima de 3 a 6 meses, já as vagas com 24 meses ou mais de duração exigirão pontuação maior.
Os interessados em atuar nas escolas cívico-militares poderão se candidatar para até quatro unidades escolares e em cidades diferentes, mas desde que estejam localizadas na mesma região metropolitana.
O modelo de escola cívico-militar é uma proposta do governo federal para uma gestão escolar compartilhada entre educadores e militares.
De acordo com o Ministério da Educação, as secretarias estaduais de educação continuariam responsáveis pelos currículos escolares e caberia aos militares a atuação como monitores na gestão educacional.
Na prática, a gestão da escola é compartilhada: professores cuidam da parte pedagógica e os militares, da administração e da disciplina.