CAMPANHA BUSCA COMBATER EVASÃO ESCOLAR

Conhecida principalmente pelo projeto de criação de miniempresas nas escolas, a ONG Junior Achievement está empenhada agora em garantir a permanência de jovens nos colégios. Para isso, lançou recentemente, em parceria com a WOW Aceleradora de Startups, a campanha Combate à evasão escolar.
O objetivo, conforme a diretora da Junior Achievement no RS, Aline Néglia, é levar o Programa Vantagens de Permanecer na Escola a pelo menos mil jovens gaúchos em situação de vulnerabilidade social ainda no primeiro semestre de 2022.
— Eles serão incentivados a refletir sobre seus anseios de vida. É fazer com que eles entendam que são capazes, refletir sobre carreiras. Trinta e nove por cento dos alunos que evadiram foi por necessidade de trabalho. Mas 45% é porque não acreditam que continuar na escola vai ter impacto na vida. A Junior entra com essa visão, com esse olhar para desenvolvimento de habilidades socioemocionais tão importantes para uma nova economia — explicou Aline.
O programa é gratuito e oferecido nas escolas que se cadastrarem e inclui jogos coletivos, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate, além de materiais individuais. As "aulas" serão ministradas por multiplicadores e voluntários capacitados pela Junior Achievement. Para custear o projeto, a organização arrecadou pouco mais de R$ 37 mil por meio de um financiamento coletivo. A meta é R$ 70 mil.
Para ser voluntário ou fazer uma doação, é só acessar o site da campanha. O projeto está previsto para começar em junho.
Conforme dados da organização Todos Pela Educação, cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre seis e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021. O número representa um aumento de 171% durante a pandemia, em comparação a 2019, quando 90 mil crianças estavam fora da escola.
A Junior Achievement é uma organização internacional centenária. No RS, está há 27 anos. Em Caxias, atualmente, oito miniempresas estão em funcionamentos: nas escolas Irmão Guerini, Imigrante, Cetec, Santa Catarina, São João Batista, Murialdo Ana Rech, Caminho do Saber e Murialdo Caxias/Centro. Em Farroupilha são seis: Escola São Tiago, IFRS, Nossa Senhora de Lourdes, São Pio X, Estadual Farroupilha e Julio Mangoni.
A ONG tem 30 projetos em seu portfólio e é mantida pela iniciativa privada.
Fonte: GZH on-line