UNICAMP DIVULGA OBRAS PARA O VESTIBULAR

Depois de duas edições consecutivas com as mesmas obras em sua matriz de referência, devido a pandemia de covid-19, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou uma lista com novas leituras para as próximas três edições. A instituição também diminuiu a quantidade de leituras de dez para nove a cada ano.
As novas listas de leituras indicadas para os candidatos passarão a valer a partir do Vestibular Unicamp 2024. A lista para o vestibular de 2023, a ser realizado no fim deste ano, foi divulgada e está disponível na página da Comvest. Segundo a Unicamp, o motivo da antecedência é a organização e maior tempo de preparação das escolas e vestibulandos para o exame.
Novas obras também entrarão para o repertório, nomes como Ailton Krenak, Cartola, Chimamanda Adichie, Conceição Evaristo entraram para o novo catálogo de leituras. Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o objetivo da escola dessas obras é estimular a leitura e olhar para as questões do mundo contemporâneo. “A intenção é que os alunos saiam de uma tentativa de decorar escolas literárias ou características de resumo”, explica José. As edições de 2024 e 2025, serão substituídas quatro obras em cada lista, para que novos títulos sejam inseridos. Já para a edição de 2026, será incluída uma obra nova em relação ao ano anterior.
Outra novidade do vestibular é que, pela primeira vez, a Unicamp inseriu na lista obras estrangeiras, como Alice no país das maravilhas e No seu pescoço. Para José Alves, “a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estimula a ampliação do repertório de obras locais, regionais e globais”, argumenta ele. O diretor também explica que essas obras estão “dentro dos códigos estéticos e éticos do universo dos jovens, nesse período de formação escolar”, defende.
Para a edição de 2024, passam a integrar a lista, as obras: Olhos d’Água, de Conceição Evaristo; Canções escolhidas, de Cartola; Casa Velha, de Machado de Assis e Alice no país das maravilhas, de Lewis Carrol.
Para o Vestibular Unicamp 2025, as novas obras são A vida não é útil, de Ailton Krenak; Prosas seguidas de Odes mínimas, de José Paulo Paes; Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto, e Morangos mofados (contos escolhidos), de Caio Fernando Abreu. No Vestibular Unicamp 2026, a obra escolhida para integrar a lista foi No seu pescoço, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Sobre a diversidade das obras selecionadas, o diretor da Comvest esclareceu que as indicações não consideram somente aspectos estéticos, temporais e literários. “A lista contempla a diversidade e a representatividade que o Vestibular Unicamp tem trazido nos últimos anos. Além disso, coloca autoras e autores que tradicionalmente não constaram em indicações de vestibulares, como é o caso de Conceição Evaristo, Caio Fernando Abreu, Ailton Krenak, que estão ao lado de autores clássicos como Lima Barreto e Machado de Assis”, disse José Alves.