VEJA COMO ENCURTAR O CAMINHO PARA ESTUDAR EM PORTUGAL USANDO O ENEM

Estudantes brasileiros lideram entre os estrangeiros nas universidades portuguesas. Nos anos de 2019 e 2020, 35,2% das matrículas feitas por alunos de fora do país eram de brasileiros. Os dados são da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência de Portugal. E o longo caminho entre o Brasil e o país irmão está ficando mais curto, graças à plataforma “Portugal com Enem” (www.portugalcomenem.com.br).
Com a “Portugal com Enem”, os brasileiros podem poder contar com o apoio e assistência de uma empresa especializada no assunto. A plataforma oferece um serviço de acordo com as necessidades do estudante, tudo para que a escolha e a real possibilidade de postular a vaga em território português ocorram com transparência e de forma bastante clara para o candidato e sua família.
O “Portugal com Enem” tem uma equipe experiente em Portugal, contando com apoio jurídico e operacional nos dois países, para prestar orientação sólida e indicar as melhores opções para atender o interesse de estudar em Portugal.
O país lusitano possui um dos sistemas de ensino mais respeitados do mundo e instituiu um sistema de forte incentivo ao acesso de estudantes estrangeiros aos seus cursos, especialmente no âmbito do ensino superior e para os “lusófonos”, aqueles provenientes de países que têm o português como idioma oficial. Assim os alunos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) têm benefícios especiais que vão de substanciais descontos, condições especiais de acesso com notas inferiores aos alunos naturais do próprio país – no caso do Brasil, aceitando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com médias menos exigentes para essas vagas reservadas que funcionam como uma espécie de sistema de cotas - e uma série de vantagens que facilitam a regularização e a adaptação dos brasileiros que vêm cada vez mais optando por Portugal e usufruindo dessas regalias.
De acordo com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência de Portugal, em cada um dos últimos cinco anos letivos, os estrangeiros representavam 15% do total de inscrições para licenciaturas, mestrados, doutorados e cursos técnicos. Os brasileiros lideraram entre as nacionalidades, seguidos de cabo-verdianos, guineenses, angolanos e europeus.
O custo de vida reduzido, o idioma similar, a segurança pública e o clima ameno são alguns dos fatores que podem explicar o interesse dos brasileiros pelas instituições de ensino superior portuguesas. Mas o intercâmbio cultural é potencializado por programas e tratados dos quais Portugal faz parte.
Pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio com cerca de 3 mil estudantes de 15 a 30 anos colocou Portugal em posição de destaque entre os países mais procurados para se estudar no exterior.
Atualmente, 51 instituições de ensino superior de Portugal mantêm convênio com o Ministério da Educação do Brasil e aceitam o Enem como forma de acesso aos seus cursos. São consideradas as três últimas provas do nosso Exame Nacional, e o estudante pode apresentar aquela que for mais relevante em relação ao curso que pretende realizar.
Para atender a expectativa dos alunos brasileiros que têm a intenção de estudar em Portugal, foi constituído um consórcio de empresas estabelecidas no Brasil e com grande vivência no setor também em solo português, tendo como foco a atuação em educação e não em turismo ou atividades de intercâmbio.
Assim, com atuação de assessoria pedagógica e jurídica no Brasil e em Portugal através da Comunicare e seus parceiros, os serviços serão conduzidos em terras lusitanas contando com a reconhecida experiência do “Certifica Portugal”, empresa registrada para atuar no país.