GOVERNO E REITORES DISCUTEM DEMANDAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

O ministro da educação, Mendonça Filho, recebeu representantes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que reúne dirigentes de instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país. Durante o encontro, que aconteceu na sede do Ministério da Educação, em Brasília, foram apresentados “pontos de preocupação” do setor.
O peso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) na avaliação dos cursos de graduação foi um dos pontos mais frisados pelos reitores. O presidente do Crub, reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, lembrou que a não obrigatoriedade dos alunos em fazer a prova compromete a análise sobre as instituições.
“Nós não somos contra o Enade, mas somos contra a forma como o Enade está inserido hoje no processo de avaliação da educação superior”, sublinhou Benedito Guimarães.
Lembrando que ainda não houve tempo para uma revisão do Sinaes junto à equipe técnica do MEC e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Mendonça comentou de maneira preliminar que as observações do Crub “indicam caminhos de aprimoramento da avaliação do ensino superior”. Mas a posição definitiva do MEC, frisou o ministro, deverá ser tomada em conjunto com as equipes responsáveis pelo sistema.
Outro ponto que mereceu destaque entre as demandas dos reitores foi o da gestão e autonomia universitária. O que, segundo o ministro Mendonça, será garantido à base de muito diálogo. “O Ministério da Educação será, na nossa gestão, o ministério do diálogo, de uma conversa franca, aberta, direta, responsável, equilibrada para celebrar compromissos duradouros, transparentes e republicanos”, afirmou.


 Voltar
Boletim Diretor - Colégio 24 Horas