IES PODEM SE INSCREVER PARA AVALIAR OBRAS

O prazo para que instituições de ensino superior interessadas em participar da chamada pública para avaliar o material do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2018, foi prorrogado para o dia 29 de julho.
O programa é responsável por analisar as obras que serão utilizadas por estudantes e professores do ensino médio de escolas públicas. Serão selecionadas 13 instituições para realizar o exame pedagógico das obras, além de elaborar o guia do PNLD 2018. As interessadas em fazer parte do processo precisam comprovar excelência e capacidade técnica, conforme critérios estabelecidos no edital.
Os conteúdos dos livros abrangem componentes curriculares de todas as áreas do conhecimento. Os títulos da área de linguagens englobam língua portuguesa, artes e língua estrangeira – espanhol e inglês.
Em ciências humanas, a avaliação compreende os materiais de história, geografia, filosofia e sociologia. Já em ciências da natureza, serão examinados volumes de física, biologia e química. As obras de matemática também passarão pelo crivo dos avaliadores.
As universidades e institutos podem se candidatar para mais de um componente curricular. Uma vez selecionada em um determinado conteúdo, não participará de avaliação de outros. Porém, isso não impede que também seja escolhida para a elaboração do guia do PNLD 2018, caso tenha se inscrito para o trabalho.
Os critérios de todo o processo e os documentos necessários estão detalhados no edital de chamada pública.