SEB COMPRA GRUPO E QUER LIDERAR SEGMENTO DE EDUCAÇÃO

O Grupo SEB do Brasil anunciou acordo para a aquisição do controle das operações da canadense Maple Bear na América do Sul por R$ 160 milhões, dando início à internacionalização dos negócios no setor de educação.
Com a parceria, o Grupo SEB assume uma participação de 95%, enquanto a Maple Bear Global Schools manterá fatia de 5% no negócio, executivos das duas empresas detalharam em evento em São Paulo.
Por enquanto, as operações se concentram no Brasil, onde a rede conta com 15 mil alunos e 85 escolas, mas o Grupo SEB informa que já contratou consultoria especializada para mapear outras praças na América do Sul.
"Participamos como sócios", disse o presidente do Grupo SEB, Chaim Zaher. Segundo ele, o acordo inclui uma cláusula que permite ao grupo canadense ampliar a fatia para até 20% até o fim de 2017. "E nós também temos preferência se quisermos entrar como sócios nas operações globais", explicou.
Zaher disse que a aquisição das operações na América do Sul foi financiada inteiramente com recursos próprios e que a redução de sua participação acionária na Estácio Participações de 15% para cerca de 11% ajudou a viabilizar o negócio. Ele é o maior acionista individual da Estácio, empresa que tenta aprovar no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sua fusão com a concorrente Kroton, líder no setor de educação.
Ele acrescentou que o Grupo SEB não descarta uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), caso surjam outras oportunidades. "Olhamos para um IPO só se surgir algo muito grande para ampliarmos os negócios em nível internacional", disse o presidente.
A aquisição deve ajudar o Grupo SEB a alcançar um faturamento de R$ 760 milhões em 2017, segundo o executivo. Em termos de investimento, estão previstos R$ 400 milhões no triênio 2016-2018.
"Nossa meta é liderar o mercado de educação básica. Pode surgir muita coisa em nível internacional e muitos grupos têm nos procurado", afirmou Zaher.
Apesar do foco na educação básica, o Grupo SEB também atua no segmento de ensino superior, com a Dom Bosco, em Curitiba, e a Escola Paulista de Direito.
Além do Brasil, onde a soma do faturamento das franquias gira em torno de R$ 350 milhões, a Maple Bear atua em outros 12 países, tendo um total de 273 escolas e uma base de alunos global de 25 mil alunos.