VEJA DICAS DE COMO ESCOLHER O MBA IDEAL


A decisão entre fazer um Master in Business Administration (MBA) ou outro curso pode ser confusa para muitos, principalmente para aqueles que não são formados em Administração de Empresas. Paula Braga, coach pessoal e profissional, sócia da Ikigai, explica que as decisões de carreira precisam ser tomadas com base no perfil de cada aluno. Portanto, não há “fórmula mágica” para o melhor caminho a ser tomado.
Entretanto, alguns pontos - como a melhor instituição para cada profissional ou a época certa para começar a se preparar - podem ser decididos com base em dicas práticas. À frente do blog MBA de A a Z, no Estado, Paula esclarece que os primeiros fatores a serem considerados são o perfil do candidato e seus objetivos profissionais e pessoais. Dentro do perfil, alguns pontos para avaliar são momento da carreira, tipo de aprendizado de preferência (presencial, on-line, misto) e disponibilidade ou interesse de mudança de país.
De acordo com a especialista, não há uma idade ideal para se fazer um MBA. Porém, para os MBAs internacionais, em média os alunos têm entre 27 e 29 anos, enquanto para MBAs brasileiros a idade gira ao redor de 34 anos. “É importante levar isso em consideração, pois a idade em geral está relacionada ao nível de experiência profissional, o que afeta diretamente a troca de experiências nas aulas. Dado que um dos principais ganhos do MBA é o networking que você vai criar, é fundamental entender o perfil dos seus futuros colegas”, acrescenta.
Se você é uma pessoa mais reservada, talvez um MBA que requeira muitos trabalhos em grupo seja bem desafiador, desconfortável para você. Isso pode ser encarado como uma oportunidade de crescimento, como também ser extremamente irritante.
Independentemente, o ponto é não ser pego de surpresa. Paula aconselha a fazer uma análise do seu perfil e compará-lo ao da escola.
Outro fator importante a considerar na escolha da instituição para seu MBA são objetivos. “Você tem um sonho de morar ou trabalhar fora do Brasil? Isso torna MBAs internacionais uma opção interessante. Você tem interesse em fazer uma transição de carreira da área de Marketing para Finanças? Escolher uma instituição com renome e network nesta nova área se torna relevante”, diz.
Um MBA serve muitas vezes como um coringa no currículo. Ele é sim um grande ativo para quem pensa em mudar de carreira, pois ensina conceitos importantes para grande parte das instituições, como gestão de pessoas, finanças e marketing. Esses aprendizados são importantes no setor público, no privado, em ONGs ou como empreendedor. “Porém, é prudente avaliar o quão relevante esse certificado é para a carreira que você busca”, ressalta Paula.
Fonte: Estadão on-line



 Voltar
Boletim Diretor - Colégio 24 Horas