EDUCAÇÃO TEM UM NOVO INVESTIDOR DE PESO

Uma nova rede de ensino com foco em gestão e investimentos em inovação se une a escolas locais com no máximo três unidades e muitos bons resultados em vestibulares. Assim é a Inspira Rede de Educadores, que tem à frente o craque Zico e como CEO André Aguiar, ex-diretor de operações do Grupo Eleva Educação. O grupo já nasce com unidades no Sul, Sudeste e Norte do país, que abrangem mais de 12 mil alunos. Até o fim de 2018, a rede vai trabalhar com escolas de Paraná, Pará e algumas de São Paulo — Rio e Janeiro, Minas Gerais e mais escolas de São Paulo só entram nos planos do grupo a partir de 2019. E, a partir de 2020, quem sabe, vai abrir uma escola de referência. A previsão da empresa é chegar a 2024 com 55 mil alunos.
"Nossa intenção não é comprar ou adquirir redes. A ideia é trazer escolas com uma boa história, profissionais vocacionados e bons resultados para formar uma rede", conta o CEO André Aguiar. "Até o fim do mês teremos duas escolas que trabalham com ensino médio e com bons resultados em vestibulares de Medicina, no ITA e bom desempenho no Enem. Mas teremos escolas que só atuam no ensino fundamental com bom processo de alfabetização e alto percentual de retenção de alunos, que sempre olhamos."
Para Zico, a Inspira é a realização de um sonho antigo de investir em Educação: "Acredito fortemente que, com o fortalecimento das instituições de ensino de base, podemos gerar mais oportunidades para os jovens e colaborar para a transformação do país. A filosofia e os pilares da Inspira vão ao encontro dos meus valores".
Ao seguir o modelo da Podar Education, que tem 120 mil estudantes em 102 escolas na Índia, a Inspira Rede de Educadores transforma os donos das escolas de bairro às quais se associam em sócios para ter uma maior integração com o grupo. Em vez de olhar só para a sua escola, eles passam a ter cuidado com toda a rede.
"De tudo o que vimos, essa rede na Índia é o que se parece mais com a realidade brasileira, e cresceu a partir de uma única unidade, tirando a gestão de dentro das escolas", diz Aguiar. "Em toda escola alguns assuntos parecem “serviços sujos”: a emissão de boletos, a cobrança, a emissão de nota fiscal. É chato o diretor ligar para um pai de aluno para dizer que ele está devendo, por exemplo. Quando eu tinha escola, tudo o que eu queria era que fizessem isso por mim."
Na Inspira, a parte financeira e jurídica do grupo é administrada numa central de serviço compartilhado centralizada. Mas não se trata só de gestão: o grupo também vai atuar para levar investimentos para as escolas.
"Temos uma parceria com a Uptime, que tem como um dos sócios a Eonm, empresa da Califórnia pioneira em realidade virtual e aumentada. Um dos projetos é estudar as equações do movimento da física com os óculos AVR: alunos treinados a bater falta pela escola do Zico farão isso com o óculos para enxergar a trajetória da bola", antecipa Aguiar. "Queremos trabalhar o engajamento dos alunos."
Fonte: portal de notícias G1