FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO E CÁTEDRA FULBRIGHT FIRMAM ACORDO


O ministro da Educação, Mendonça Filho, assinou, no Recife, acordo de cooperação entre a Escola de Inovação e Políticas Públicas (Eipp), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), e a Cátedra Fulbright, órgão vinculado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, presente em mais de 155 países. A parceria – que terá duração de cinco anos, podendo ser renovada – permitirá que a escola receba anualmente professores universitários dos Estados Unidos, com excelência reconhecida, para que atuem no Recife como pesquisadores ao longo de quatro meses.
"Como ministro da Educação e pernambucano, tenho orgulho de lançar hoje a [parceria da] Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundaj com a Cátedra Fulbright, que conta em sua história com pesquisadores vencedores de 57 prêmios Nobel, 82 Pulitzers, além de ter participação na formação de 33 presidentes ou primeiros-ministros", afirmou Mendonça Filho, ao ressaltar que a Fundaj ganha chancela importante e reconhecida em todo o mundo.
Durante a solenidade, o ministro ressaltou a importância do diálogo entre academia e sociedade como forma de reverter as pesquisas teóricas em benefícios práticos para o cotidiano dos cidadãos. “Essa escola nasce como uma política pública a partir de um contexto que valoriza a vida real. Quando discutimos políticas públicas na área de educação temos que buscar caminhos que signifiquem redução de custos, maior participação da população, controle social e aspectos que podem ser caraterizados como contemporâneos no debate”, disse.
"Com esta ação, a Fundaj criará um canal de diálogo, cooperação, intercâmbio cultural e científico com a Cátedra Fulbright", comentou o coordenador-geral da Eipp, Viníccius Weneck. Já na avaliação do presidente da Fundaj, Luiz Otavio Cavalcanti, esse é um ato histórico porque une a inovação proposta pela escola com a tradição da fundação.
“Estamos certos de que a cátedra atrairá os especialistas de alto nível das melhores instituições dos Estados Unidos para apoiar com ensino e pesquisa e contribuir para o fortalecimento das instituições brasileiras”, completou o diretor do Departamento de Cultura, Educação e Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, Erik Holm-Olsen.



 Voltar
Boletim Diretor - Colégio 24 Horas