APENAS 12% DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA COGITAM ENSINO SUPERIOR

Uma pesquisa feita pelo Departamento de Economia e Administração da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), em Piracicaba (SP), aponta que a maioria dos jovens se sente insegura ao fazer a escolha da profissão. Os estudantes de ensino médio da rede pública foram classificados em seis perfis, que vão dos inseguros aos que já escolheram o que fazer profissionalmente. Apenas 12% cogitam cursar o ensino superior e 35% têm medo de escolher a carreira errada.
A pesquisa foi feita para tentar entender o que os estudantes pensam, de acordo com o perfil socioeconômico, e ajudá-los na tomada de decisões. No total, foram entrevistados 3.287 alunos de 15 escolas do períodos integral, noturno e diurno.
A pesquisa mostra que a maior parte dos entrevistados não tem ideia do que fazer depois que termina o ensino médio, e inclusive, não sabem que é preciso fazer uma faculdade e já querem partir para o trabalho.
A pesquisa mostra ainda que muitos estudantes não escolhem a profissão porque gostam da área, mas por questões financeiras, acreditando que vão ter uma renda melhor em determinada profissão. Uma minoria escolhe a atividade que sempre sonhou.
O estudo também aponta que a profissão e a renda dos pais têm grande influência no estudante na hora de decidir qual carreira seguir.
Para a coordenadora da pesquisa, Heliani Berlato, o grande número de estudantes indecisos e que não pretendem partir para o ensino superior é preocupante.
"A gente entende a necessidade de trazer um olhar mais voltado ao comportamento, às questões individuais e o que influencia esse jovem também", explica.
A pesquisa foi enviada para a diretoria regional de ensino e para todos os diretores de escolas públicas da região. Os pesquisadores também aplicarão os mesmos questionamentos em estudantes da rede particular para avaliar a diferença entre os dois níveis socioeconômicos. O objetivo é orientar os educadores para o preparo e apoio dos alunos na escolha do futuro profissional.