MUSEU INCENTIVA MENINAS PARA A PESQUISA

O Museu Nacional, da UFRJ, está com inscrições abertas para um curso gratuito de extensão que estimula a curiosidade e a participação de meninas na ciência. O projeto é uma realização das mulheres do Departamento de Geologia e Paleontologia da instituição. As interessadas têm até o dia 25 deste mês para se inscrever através de um formulário online.
"Os objetivos são divulgar as pesquisas realizadas no Museu Nacional em Geologia e Paleontologia, incentivar a curiosidade e o pensar científico, além de demonstrar que Ciência no Brasil também é feita por mulheres comuns, que sonham e lutam pela vida que escolheram", diz o Museu Nacional no anúncio do curso.
O projeto "Meninas com Ciência", que está em sua quinta edição, acontece duas vezes ao ano, e é composto por oficinas, ministradas aos sábados, que abordam temas da geologia, paleontologia e a importância das mulheres nestas áreas. O curso tem atividades lúdicas, práticas e educativas sobre reconhecimento de minerais, rochas, meteoritos, fósseis de plantas e animais.
As oficinas se mantêm apesar do incêndio que atingiu a estrutura sede do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em setembro do ano passado. Elas acontecem em um prédio anexo, que não foi atingido pelas chamas.
"Meninas com Ciência" é voltado para meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares, com idades entre 11 e 15 anos. Não são aceitas inscrições de participantes de edições anteriores.
O local onde o curso será ministrado é o Horto Botânico do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. O sorteio com as estudantes selecionadas para a quinta edição do curso será no dia 5 de abril. Serão sorteados 70 números — cada menina recebrá um, por email, após a inscrição. Os primeiros 50 (25 para escolas públicas e 25 para particulares) preencherão as vagas. Os outros 20 serão para uma lista de espera.
Fonte: O Globo on-line