AVALIAÇÃO REVELA PÉSSIMOS RESULTADOS NO RJ

O resultado do Programa Conhecer, um diagnóstico de como vai a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, apresentou notas baixas em português e matemática. A média das notas em português ficou em 5,5, de um total de 10; em matemática, o desempenho foi ainda pior: 2,8.
A avaliação foi aplicada em abril a estudantes de fim de ciclo – o nono ano do ensino fundamental e o terceiro ano do ensino médio. A participação não foi obrigatória, mas, dos 110,5 mil alunos dessas séries, 84 mil fizeram o teste (ou três em cada quatro). “Os índices do nosso estado são ruins há muito tempo”, ressalta Patricia Barone, professora da UFRJ.
Vieram de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, as melhores médias. Em matemática, o Colégio Leoncio Pereira Gomes tirou 6,9; em português, o João Borges Barreto obteve 7,6.
O pior resultado em matemática foi em Barra do Piraí, no sul do estado: 1,3 no Colégio Senador Paulo Fernandes. Em português, com 2, foi o Pedro Soares, de Angra dos Reis.
O estado acredita que o Programa Conhecer vai ajudar a identificar as necessidades de cada escola e mudar essa situação.
“Nós vamos fazer um reforço em matemática e português já a partir do próximo ano”, prometeu o secretário de Educação do estado, Pedro Fernandes.
“Vamos ampliar a carga horária delas, para que a gente possa entregar alunos com uma formação melhor”, emendou.
Fonte: portal de notícias G1