CURSO DE PROGRAMAÇÃO GRATUITO EM SP

Em agosto, será inaugurada a primeira unidade da École 42 em São Paulo. Fundada em 2013 em Paris, a École 42 ganhou fama por ensinar programação para qualquer um que quisesse aprender, sem cobrar nada por isso. “Pensamos em São Paulo por ser uma região de forte atividade econômica e conectada ao — mercado digital”, diz a publicitária Karen Kanaan, uma das sócias. A École 42 foi trazida para a capital paulista por Guilherme Décourt, ex-Monashees, que negociou o contrato com a matriz francesa. Trata-se da segunda unidade da escola no Brasil - a outra foi aberta no Rio em dezembro de 2018. Para viabilizar o projeto, foi feita uma parceria com a Fundação Telefonica Vivo.
Por aqui, como em todo o mundo, o curso será gratuito. A princípio, serão 180 vagas por ano. Para se inscrever, não é preciso nenhuma formação específica — basta ter completado 18 anos. “A equipe pedagógica será formada por 5 profissionais que já atuam na rede, e contará com o suporte direto do time da 42 na França”, diz Karen.
O modelo de educação é único: sem professores, sem grade de disciplinas, sem horários fixos, sem notas. Em vez disso, é usado um formato baseado em gamificação - os alunos iniciam seu primeiro projeto no nível 0 e recebem um certificado de conclusão ao atingirem o nível 21, o que costuma levar cerca de três anos. Para subir de nível, é preciso validar projetos. Cada projeto rende um certo número de pontos, dependendo da complexidade e da qualidade da execução.
O sistema foi criado no início da década pelo empreendedor de negócios digitais francês Xavier Niel (fundador do maior campus de startups do mundo, a Station F) e por Nicolas Sadirac, fundador e ex-diretor executivo da rede de escolas particulares de código Epitech. Hoje, existem unidades na Romênia, Moldávia, Ucrânia, Rússia, Bélgica, Lyon (França), Marrocos, África do Sul e Holanda.