MUDANÇAS NA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS


Uma das novidades da Avaliação Quadrienal 2017-2020 é a estrutura da ficha de avaliação de programas de pós-graduação stricto sensu. Houve redução de cinco para três no número de quesitos. Assim, a partir de agora, serão avaliados Programa, Formação e Impacto. O objetivo é enfatizar a formação e a avaliação de resultados.
No quesito Programa, serão avaliados o funcionamento, a estrutura e o planejamento do programa de pós-graduação em relação ao seu perfil e seus objetivos. Quanto à Formação, a análise abrangerá aspectos como qualidade das teses, dissertações e produção intelectual de alunos e professores e das atividades de pesquisa, bem como o desempenho do egresso. Já em Impacto na Sociedade, serão verificados o caráter inovador da produção intelectual, os efeitos econômicos e sociais do programa bem como sua internacionalização e visibilidade.
Em cada item dos três quesitos, as áreas devem propor definições e indicadores que sejam adequados às suas características específicas, tanto na modalidade acadêmica quanto na profissional. “A avaliação é responsável pelo controle de qualidade da pós-graduação. Portanto, precisa dar ênfase à qualidade. Por esta razão, a nova ficha é voltada para isso”, disse Flávio Camargo, diretor de Avaliação da CAPES.
Outra mudança apresentada diz respeito à autoavaliação e o planejamento estratégico da pós-graduação realizado pela instituição: eles agora passarão a ser considerados no processo de julgamento. O novo documento foi aprovado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) em dezembro de 2018.
A primeira fase da Avaliação Quadrienal está em andamento. Nela, os programas preenchem o Coleta com suas informações de desempenho, referentes aos anos que serão avaliados. O prazo vai até 23 de abril e os pró-reitores deverão homologá-los até o dia 30 do mesmo mês. Em seguida, os programas devem apresentar suas produções mais relevantes no módulo Destaque, conforme orientações de suas áreas de avaliação.



 Voltar
Boletim Diretor - Colégio 24 Horas