MEC ANUNCIA CRONOGRAMA DO NOVO ENSINO MÉDIO

O Ministério da Educação lançou o cronograma nacional para as ações de implementação do Novo Ensino Médio, que será a partir do ano que vem e de forma gradual.
Entre as mudanças previstas, estão a ampliação da carga horária, de 2,4 mil horas para 3 mil horas totais, e uma nova estrutura curricular.
A nova organização valerá para todas as escolas públicas e privadas do país e terá início em 2022 com o primeiro ano do ensino médio e será implantada de maneira progressiva. Em 2023, deverá ser aplicada no segundo ano. A expectativa é alcançar as três séries do ensino médio em 2024.
O ensino médio passará a ser estruturado em dois grandes blocos:
Currículo geral básico - que tem como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e define competências e habilidades para quatro áreas do conhecimento (Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas);
Itinerários formativos - que oferecem a possibilidade de o estudante se aprofundar em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na formação técnica e profissional.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado no processo seletivo para o ingresso em diversas universidades, também será atualizado. A aplicação conforme as diretrizes será em 2024.
O cronograma apresentado pelo MEC prevê a instituição de:
Calendários para ampliação da carga horária para 1.000 horas anuais nas unidades escolares de ensino médio;
Prazos para a implementação dos novos currículos, alinhados à BNCC e aos itinerários formativos;
Cronogramas referente aos materiais e recursos didáticos, via Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);
Atualizações das matrizes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI);
Atualizações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB);
Atualização do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A lei que estabelece a reforma do ensino médio foi sancionada em 2017, no governo Michel Temer, mas até agora o Ministério da Educação não tinha definido um cronograma de implementação. Uma portaria com essa programação foi publicada na edição desta quarta do "Diário Oficial da União".
Fonte: portal de notícias G1