AULAS PRESENCIAIS COMEÇAM A SE TORNAR OBRIGATÓRIAS

Retomado há tempos em outros países, o ensino 100% na escola só agora volta a ser realidade em grande escala no Brasil. Cerca de metade dos Estados já se decidiu pela volta plena - em 3 deles, ela entrou em vigor no último dia 18.
São Paulo, Bahia e Mato Grosso anunciaram o retorno das aulas presencial obrigatório. Na porta das escolas, o que se vê é a emoção de alunos, professores e funcionários. E acidentes de percurso: em São Paulo, por exemplo, parte das unidades da rede ainda terá que seguir no modelo híbrido, por falta de condições de cumprir protocolos básicos da pandemia.
A despeito das diferenças regionais, um traço se mantém em todo o país: muitos estudantes perderam totalmente o contato com a escola, e vice-versa.
A pedagoga Julia Ribeiro, oficial de Educação do Unicef no Brasil, diz que é imperativo empreender uma “busca ativa” para resgatar os estudantes. Ela lembra que, em 2020, mais de 5 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos não tiveram acesso à educação, o que levou o fundo da ONU a alertar para o risco de o país “regredir duas décadas" nesse quesito.
Julia destaca ainda que o abandono está longe de ser homogêneo, comprometendo o futuro principalmente de estudantes pobres - negros, pardos e indígenas.

Fonte: portal de notícias G1