GASTO COM EDUCAÇÃO DEVE AUMENTAR EM MÉDIA 10% EM 2022

O site de pesquisa Mercado Mineiro fez, entre 5 e 9 de dezembro, um levantamento sobre a variação de preço nas mensalidades escolares para 2022. Foram consultados valores da 1ª a 9ª série do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Ensino Médio em 45 escolas da rede particular de ensino de Belo Horizonte.
A maior variação registrada na pesquisa no Ensino Fundamental foi na 7ª série, que apresentou um aumento de 10,25% para o ano que vem. O valor médio da série deve mudar de R$ 1.454,66 para R$ 1.603,78. No Ensino Médio, o 2º ano apresentou maior aumento, chegando a 12,78% de aumento, passando de R$ 1.651,51 para R$ 1.862,53.
Na pesquisa, o site também mostrou a diferença de valores entre as escolas da capital. As mensalidades entre 1ª e 5ª série variam em até 163%, podendo custar de R$ 830 a R$ 2.186. Pais de estudantes da 6ª série podem encontrar valores entre R$ 1.026 e R$ 2.319, variação de 126%. Da 7ª à 9ª série, o índice encontrado foi de 127%, custando de R$ 1.021 até R$ 2.319 mensais.
No 1º ano do Ensino Médio, o menor valor encontrado foi de R$ 1.157 e o maior, R$ 2.496. O preço do 2º ano varia entre R$ 1.157 e R$ 2.557. Alunos que vão estudar no último ano vão encontrar mensalidades entre R$ 1.335,00 a R$2.774.
Procurado pela reportagem, o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) informou, em nota, que, a orientação em relação aos custos das unidades de ensino, "de acordo com a Lei 9.870, de 23/11/1989, é que as instituições filiadas, de maneira individual, desenvolvam a sua própria política de reajuste de mensalidades junto ao seu público pontual". A nota alerta que "sempre em alinhamento com a legislação e as respectivas obrigatoriedades que a envolve (como, por exemplo, a responsabilidade de desenvolvimento de planilha de custos)".
Outro aspecto, "imprescindível e importante", segundo o sindicato, diz respeito, para a sustentabilidade da própria instituição de ensino, à observância e à análise dos índices econômicos relativos ao período.
"Orientamos o uso do bom senso, por estas instituições de ensino, em função das distintas realidades envolvendo o contexto de cada uma delas: região onde atua, perfil socioeconômico de seu público, dinâmica de custos fixos e variáveis, entre outros", explica a nota.
"O SinepMG, em seu trabalho institucional e de respaldo às suas filiadas, desenvolve o atendimento das instituições com orientações, assessorias e capacitações para o subsídio de suas atividades nos níveis pedagógicos, administrativos, legais e outros que se fizerem necessários e estejam dentro de nossa capacidade de acolhimento dessas demandas. Sempre escutando os seus profissionais no âmbito de sugestões, ideias e observações para melhorarmos a dinâmica da educação particular junto à nossa sociedade", finaliza a entidade.
Fonte: Estado de Minas on-line