TODOS PELA EDUCAÇÃO CRITICA HOMESCHOOLING

A organização Todos Pela Educação criticou o homeschooling e chamou a medida de “equivocada” e “fora do tempo”, sendo contra “qualquer incentivo” relacionado à prática. Segundo a entidade, o tema vem avançando na Câmara dos Deputados e estava na agenda prioritária do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2021.
O homeschooling consiste na “pra´tica das crianc¸as e jovens serem educadas em casa, por suas fami´lias, e na~o em instituic¸o~es formais”, de acordo com nota divulgada pelo Todos Pela Educação.
A organização disse que a prática não consegue atender aos três objetivos da educação estabelecidos pela Constituição Federal: o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerci´cio da cidadania e sua qualificac¸a~o para o trabalho”. A nota afirma que o homeschooling pode inviabilizar o ensino da tolerância religiosa e o respeito às diferenças.
Além disso, a entidade aponta também o uso dos recursos públicos para a educação, mencionando o dado da Associac¸a~o Nacional de Ensino Domiciliar de que os recursos financeiros são direcionados para apenas 0,04% dos estudantes brasileiros.
Na avaliação da ONG, isso evidencia um governo que não tem a melhoria da qualidade do ensino como “compromisso de atuação”.
O Todos Pela Educação também aponta a regulamentação da educação domiciliar como um risco para os mais vulneráveis, ficando suscetíveis ao abandono escolar e à violência doméstica.
Fonte: portal Poder 360