GOVERNO ANUNCIA 100 NOVOS CAMPI DE INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO

O governo federal anunciou a criação de 100 novos campi de institutos federais (IFs) de educação, ciência e tecnologia. O Nordeste é a região que receberá o maior número de novas unidades, segundo o Ministério da Educação (MEC). O norte terá 12 campi; nordeste, 38 campi; centro-oeste, 10 campi; sudeste, 27; sul, 13.
O ministro da Educação, Camilo Santana, informou que a expansão das unidades criará 140 mil novas vagas para alunos no país, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
As instituições de educação profissional e tecnológica (EPT) oferecem cursos gratuitos de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação.
O aumento do número de campi e de matrículas nos institutos federais é defendido por Lula desde o começo do terceiro mandato. O investimento nas novas unidades faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Os institutos integram a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, criada em 2008 a partir das antigas escolas técnicas.