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23 de abril de 2024 Versão on line
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(Machado de Assis)

Sim, meu pai adorava-me. Minha mãe era uma senhora fraca, de pouco cérebro e muito coração, assaz crédula, sinceramente piedosa - caseira, apesar de bonita, e modesta, apesar de abastada; temente às trovoadas e ao marido. O marido era na Terra o seu deus.
Da colaboração dessas duas criaturas nasceu a minha educação, que se tinha alguma coisa de boa, era no geral viciosa, incompleta, e, em partes, negativa. Meu tio cônego fazia às vezes alguns reparos ao irmão; dizia-lhe que ele me dava mais liberdade do que ensino, e mais afeição do que emenda; mas meu pai respondia que aplicava na minha educação um sistema inteiramente superior ao sistema usado; e por este modo, sem confundir o irmão, iludia-se a si próprio.

(Machado de Assis, "Memórias póstumas de Brás Cubas")

Assinale onde se faz uma observação correta a propósito de um fato de linguagem sugerido pela leitura do texto:


Nas duas ocorrências no texto, o pronome “me” desempenha a mesma função sintática.

Na expressão “temente às trovoadas e ao marido”, os substantivos são núcleos de um complemento nominal.

Em “iludia-se a si próprio”, encontramos o emprego de um termo pleonástico, que a norma culta considera inaceitável.

Possuem a mesma função sintática as expressões “a minha educação” e “alguns reparos”.

A expressão “apesar de bonita”, no primeiro parágrafo, traduz a idéia de condição.


No campo da Sintaxe, a nomenclatura "oficial" nos diz que são nove as orações subordinadas adverbiais (causal, condicional, concessiva, consecutiva, conformativa, comparativa, temporal, final e proporcional). Algumas Gramáticas acrescentam a estas a locativa e a modal.
Contudo, é possível perceber a presença de outras orações do tipo, com outros valores circunstanciais.
Marque a opção que comprova esta última afirmativa:


Ficarei onde o meu coração determinar.
Ele é tão espirituoso que é impossível não sorrir diante de suas falas.
Morava, naquela casa, com quem realmente considerava sua amiga.
Conversava sempre com quem a procurava para esclarecimentos.
Como tudo estava resolvido, encerrou-se a reunião.


"Meu partido
é um coração partido
e as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos
foram todos vendidos
tão barato que eu nem acredito
que aquele garoto que ia mudar o mundo
freqüenta agora as festas do "grand monde"
Meus heróis morreram de overdose
meus inimigos estão no poder
Ideologia
eu quero uma pra viver".

("Ideologia", Cazuza e Frejat)

O texto revela, por parte do poeta/compositor, um sentimento de profundo desencanto e frustração. Diversos vocábulos contribuem para a construção desse significado.
Aponte, dentre as que se seguem em destaque, a única palavra que não exemplifica a afirmação feita acima:


"é um coração partido
"e as ilusões estão todas perdidas
"foram todos vendidos
"que aquele garoto que ia mudar o mundo”
"Meus heróis morreram de overdose”


"Teu romantismo bebo, ó minha lua",
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono."

(Álvares de Azevedo, "Luar de verão", Lira dos vinte anos)

Estes versos parecem exemplificar um dos temas mais caros à escola romântica: a identificação com a natureza, personificada e participante. Contudo, o verso final nos permite uma leitura capaz de caracterizar o trecho como manifestação de:


tendência ao misticismo.
melancolia mórbida.
aversão à natureza.
fuga onírica.
ironia.


"A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha 'Machona', portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos, ancas de animal do campo. (...) Seguia-se a Paula, uma cabocla velha, meio idiota, a quem respeitavam todos pelas virtudes de que só ela dispunha para benzer erisipelas e cortar febres por meio de rezas e feitiçarias. Era extremamente feia, grossa, triste, com olhos desvairados, dentes cortados a navalha, formando ponta, como dentes de cão, cabelos lisos, escorridos e ainda retintos apesar da idade. Chamavam-lhe 'Bruxa'".

O fragmento acima pertence ao romance "O Cortiço", de Aluísio Azevedo. Sobre ele, só não se pode afirmar que:


apresenta vocabulário que contribui para ressaltar aspectos depreciativos dos personagens.

o autor enfatiza, na construção dos personagens, defeitos de ordem física e psicológica.

os seres humanos são apresentados segundo uma visão que os nivela aos animais irracionais.

o texto, de caráter descritivo, exemplifica estética típica do Realismo-naturalismo.

o texto é representativo de estilo literário que se opôs à valorização formal preconizada pelo Parnasianismo.


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