Globo Online

Centro de estudos

06 de maio de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: Portugu�s
Questões encontradas:

• Páginas:
 1  2 3 4

O Globo

O humor da tirinha que constitui o texto I está centrado:

na retificação da fala do companheiro de Hagar, no que se refere à sua posição em batalha.

na posição secundária que o amigo do Hagar pretende sempre tomar em relação a ele.

na pretensão de Hagar, determinando sempre ocupar um lugar à frente de seu companheiro.

na concordância de idéias segundo a qual se baseia a fala dos personagens.

no tom irônico da fala do amigo de Hagar no segundo quadrinho.

"Quando um não quer, dois não brigam",
tal é o velho provérbio que ouvi em rapaz,
a melhor idade para ouvir provérbios."
(Machado de Assis, Esaú e Jaco)

A palavra “quando” classifica-se morfologicamente como conjunção subordinativa, por iniciar oração de natureza adverbial.

“um” deve ser considerado numeral, pois se acha em confronto com “dois”.

A primeira vírgula justifica-se por separar um adjunto adverbial oracional antecipado.

A palavra “que” é uma conjunção integrante, introdutória de uma oração de natureza substantiva.

A segunda vírgula tem por função separar um aposto.

O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse
procurar serviço noutra fazenda.
(Graciliano Ramos, Vidas Secas)
www.rio.rj.gov.br/riofilme/escola/vidas.htm

A respeito do período acima, só podemos afirmar que:

é composto por coordenação somente, tendo em vista que apresenta uma seqüência de orações.

é composto por coordenação e subordinação, não apresentando, porém, oração principal.

as duas últimas orações configuram uma subordinação: uma principal e uma subordinada.

temos, representada pela última oração, uma função de adjunto adnominal.

o período compõe-se de cinco orações, pois nele existem cinco formas verbais.

UIARA
Uiara.
(Cassiano Ricardo.
Martim Cererê)

O Modernismo, movimento que eclodiu em 1922, constituiu-se, ao atingir a maturidade de uma consciência literária nacional, num verdadeiro sentimento brasileiro da terra.
A partir da leitura do poema, assinale o item que melhor caracteriza, em relação a ele, esse sentimento brasileiro da terra.

A presença de elemento mítico nacional explica o universo do homem brasileiro, como também justifica uma visão de mundo e uma estética genuinamente nacionais.

A literatura oral foi aproveitada em seus temas e recursos, recriando o espaço de encantamento da audição de história contadas pelos pretos e pretas velhas.

O discurso do Modernismo valoriza os coloquialismos, os regionalismos, os padrões sintáticos mais populares, eliminando a visão preconceituosa que se tinha em relação ao falar do povo.

O nacionalismo modernista pretendeu valorizar a liberdade de pensamento, a predestinação do Brasil no contexto universal.

A liberdade da pesquisa estética rompeu definitivamente os laços que prendiam a literatura aos cânones formais do bem falar.

Observe a seguinte fala do professor Pasquale Cipro Neto, publicada em “O Globo Revista”, de 03 de outubro de 2004:

Na voz ativa, destaca-se o agente do processo expresso pelo verbo; na voz passiva, enfatiza-se o paciente desse processo.

Tendo em vista essa afirmação, identifique a passagem em que está destacado o paciente do processo verbal:

Cansada de esperar, a mulher dirigiu-se ao balcão.

Por que Núbia haveria de ser chamada assim?

As serras barravam o caminho dos aventureiros.

Os três ficaram atentos àquele sermão.

Empurravam-se uns aos outros os alunos à saída.

Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.