Globo Online

Centro de estudos









25 de abril de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: Geografia
Questões encontradas:

• Páginas:
1 2  3  4  5  6  7 

Soja avança na Amazônia
A estimativa é que o desmatamento da Amazônia tenha aumentado em 40% no ano passado, sobretudo com o avanço do plantio da soja

Analisando o cartograma apresentado no Globo e em função da conjuntura internacional, analise as seguintes frases abaixo e responda segundo o código:

I- A saída de produtos do Centro-Oeste (grãos) pode receber investimentos da China para atingir portos no Pacífico, reduzindo o frete para os mercados orientais.
II- A saída 2 é geopoliticamente mais complexa, pois envolve contenciosos entre Chile e Bolívia por problemas passados.
III- A BR-163 (Cuiabá-Santarém) fez parte das estradas de penetração; porém, em função do clima, há dificuldades sazonais de escoamento.
IV- A área 3 é a hidrovia do Rio Madeira que durante parte do ano permite escoamento de grandes volumes de grãos num processo de uso intermodal de transporte.
V- A faixa 4 é o escoamento tradicional via caminhões até o porto de Santos que provoca um aumento do Custo Brasil para exportação.

Assinale:


se somente a frase I está correta.
se somente a frase II está correta.
se somente as frases II e III estão corretas.
se não há frases corretas.
se todas as frases estão corretas.


Os gráficos abaixo representam a estrutura etária de determinados países. A partir da sua análise, podemos afirmar que:


As pirâmides etárias correspondem, respectivamente, ao padrão do Egito e do Japão.

A expectativa de vida é maior nos países onde a base da pirâmide etária é mais larga.

Este tipo de gráfico esconde as diferenças nas taxas de natalidade, mortalidade e expectativa de vida entre as classes sociais de um mesmo país.

A base estreita da primeira pirâmide está relacionada a elevada mortalidade infantil.

Nos países com pirâmide caracterizadas por um topo muito largo, a mortalidade tende a ser muito pequena e com tendência declinante.


Nos últimos 40 anos, quando se falava em exploração de petróleo no país, o nome que vinha à cabeça dos brasileiros era um só: Petrobras. Desde 1953, a estatal detinha o controle absoluto da exploração e produção nacional de óleo. Sobre essa importante fonte de energia, assinale a proposição incorreta:


O petróleo é um combustível fóssil que, tal como o carvão, constitui um recurso energético vital para as modernas sociedades urbano-industriais e também para grande parte das sociedades agrícolas em forma de insumos.

A ampliação das reservas e da exploração de petróleo, no Brasil, foi possibilitada pela descoberta de novos campos, localizados principalmente nas bacias sedimentares da plataforma continental, apesar do custo mais elevado da produção nestas áreas.

O programa nacional de privatizações preservou, integralmente, a Petrobras, que ainda detém o monopólio da exploração desse recurso natural de importância estratégica.

O crescimento acelerado da produção nacional de petróleo, nas últimas décadas, permitiu que o Brasil se tornasse exportador de parte de sua produção, apesar de não ser ainda auto-suficiente.

A Petrobras, criada em 1953, no governo Getúlio Vargas, é exemplo de empreendimento que demonstra a intervenção do Estado na economia para impulsionar setores considerados essenciais.


Segundo o jornal O Estado de São Paulo, do dia 10/10/99, no dia 12 de outubro de 1999, a população do mundo chegaria a 6 bilhões de habitantes. Entretanto, profetizava, o 6.000.000.000º bebê nasceria em um país pobre. Nos últimos 10 anos nasceu cerca de 1 bilhão de pessoas em nosso planeta. Previsões catastróficas chegaram a estimar uma população de 15 bilhões de pessoas em 2050. Todavia, as tendências atuais permitem inferir que seremos 8,9 bilhões de humanos naquela data. Mesmo assim, a situação é precária em muitos países e o crescimento demográfico é bastante desigual entre eles.

Com os conhecimentos já adquiridos e tendo em vista o texto acima, é INCORRETO afirmar que:


as políticas que cada país fomenta, sejam referentes ao aumento populacional, sejam com relação à diminuição da população, são totalmente suficientes para resolver qualquer questão demográfica.

a forte natalidade nos países subdesenvolvidos é perniciosa porque o excesso de jovens sem futuro pode desencadear migrações para as nações ricas, provocando conflitos raciais, religiosos ou étnicos.

a queda nas taxas de natalidade e o aumento da idade média da população, nos países de economia mais avançada, têm acarretado sérios problemas socioeconômicos e políticos, principalmente em relação ao financiamento das aposentadorias.

um dos mais sérios problemas econômicos que a questão demográfica acarreta nas nações ricas é a falta, em alguns setores, de mão-de-obra para substituir os trabalhadores que se aposentam; por este fato, alguns países importam mão-de-obra de seus descendentes em outros países.

a dinâmica populacional dos países pobres difere daquela existente na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e no Japão.


Do ponto de vista histórico-social, o continente americano divide-se em América Anglo-Saxônica e América Latina. A este respeito, assinale a opção errada:


A colonização por exploração deixou marcas profundas nessa parte da América, entre as quais, a excessiva concentração de terras.

O colonizador fixou-se de imediato à terra, criando um mercado interno responsável por um precoce desenvolvimento industrial.

A dependência, em relação aos países centrais, é estrutural, muito embora as forças endógenas também tenham contribuído para aumentá-la.

Países como o México, o Brasil e a Argentina podem ser caracterizados como uma periferia industrializada.

O inglês e o francês não são línguas oficiais dominantes; em muitas nações da América porém, alguns países na América Central utilizam estas línguas.


Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.