Rio de janeiro, 23 de maio de 2018

FGV discute a formação de professores na Educação Infantil

Embora a educação infantil seja apontada como uma das etapas fundamentais para o desenvolvimento das crianças, no Brasil ainda há muito a se fazer para qualificar os professores desse segmento. Para debater o tema, o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (CEIPE FGV), com o apoio da Fundação Itaú Social e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, promove o seminário “A Formação de Professores na Educação Infantil”. 

Estudiosos e gestores do poder público tratarão dos elementos necessários para a oferta de uma Educação Infantil de qualidade, à luz dos direitos de aprendizagem estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os componentes de uma formação docente efetiva nesse contexto. 

Claudia Costin, diretora do FGV CEIPE, destaca que a sociedade precisa dar mais atenção para a educação infantil. Segundo a professora, uma formação de qualidade nessa etapa aumenta as chances de sucesso na vida acadêmica e social das crianças. “Uma boa educação infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. Pessoas bem formadas nos primeiros anos de vida tendem a ter mais sucesso no trabalho, nas relações afetivas e até mesmo a cometer menos crimes”, explicou.

A mesa inicial abordará como garantir os direitos de aprendizagem da Educação Infantil previstos na Base Nacional Comum Curricular nas creches e pré-escolas. Participam da discussão Raph Gomes Alves (MEC), Maria Malta Campos (Fundação Carlos Chagas), Mônica Sâmia (Avante) e Audaci Silva, professora Nota 10 de uma creche pública em Camaragibe (PE). 

Na segunda mesa, Claudia Costin (FGV CEIPE), Claudia Lagos (Universidad Diego Portales) e Marisa Ferreira (Instituto Vera Cruz) discutirão os elementos essenciais de uma formação de professores efetiva na Educação Infantil.

Na palestra magna, a Professora Linda Darling-Hammond, da Universidade de Stanford, na Califórnia, principal referência na área de formação de professores nos Estados Unidos falará sobre o tema “A formação de professores e a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”.

“Vamos discutir de que forma se deve lidar com a formação continuada de professores. Estudos recentes apontam que uma das formas mais efetivas para o professor aprimorar seu trabalho é por meio de aprendizagem colaborativa, realizada no ambiente escolar com seus pares”, observou Claudia Costin.

Ainda durante o evento, o FGV CEIPE vai lançar a parceria com o Learning Policy Institute (LPI), presidido pela professora Linda Darling-Hammond, para traduzir e contextualizar os “policy briefs” produzidos pelo LPI, documentos que trazem um resumo das pesquisas sobre determinados temas com recomendações práticas de políticas educacionais para gestores públicos. Os quatro primeiros “policy briefs” produzidos serão apresentados.

Data: 9/5/2018

Horário: das 13h às 18h30

Local: Centro Cultural FGV

Endereço: Praia de Botafogo, 186 – Botafogo

Inscrições: http://www.fgv.br/eventos/?P_EVENTO=3840&P_IDIOMA=0

Programação

13h – Credenciamento

14h – Abertura

14h10 – Como garantir os direitos de aprendizagem da Educação Infantil previstos na BNCC nas creches e pré-escolas?

  • Raph Gomes Alves, Diretor de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC

• Maria Malta Campos – Fundação Carlos Chagas.  

• Mônica Sâmia – Avante Educação.

• Audaci Maria de Lima Silva, professora da creche Escola Municipal Quinze de Novembro, em Camaragibe (PE).

  15h – Como formar o professor de modo a garantir os direitos de aprendizagem previstos na BNCC para a Educação Infantil?

• Claudia Costin – Diretora do CEIPE

• Marisa Ferreira – Instituto Superior de Educação Vera Cruz

• Claudia Lagos – Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales

15h50 – Coffee break

16h10 – Perguntas e Respostas com os panelistas das duas mesas

17h – A formação de professores e a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

• Linda Darling-Hammond – Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, na Califórnia.

18h – Lançamento da Parceria entre CEIPE e LPI

18h30 – Encerramento

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