FEDERAL DO RS TROCA VESTIBULAR POR ENEM


As 3.980 vagas na UFRGS que seriam preenchidas com a realização de vestibular agora serão destinadas à seleção com uso da nota do Enem. No entanto, para o segundo semestre, a seletiva acontece de outra forma.
A decisão pela não aplicação de provas no primeiro semestre letivo foi motivada pela atual situação que o país enfrenta quanto à pandemia, como a própria instituição informou em nota divulgada: “A decisão do Consun leva em conta a situação emergencial e o caráter excepcional para a ocupação de vagas apenas em 2021”.
Com isso, os estudantes serão selecionados sem aplicação de prova de vestibular, apenas com o uso da nota do Exame Nacional do Ensino médio.
A UFRGS vai aceitar as notas do Enem de 2017 a 2020, caso o estudante inscrito tenha feito mais de uma edição do exame dento desse período, será considerada a maior nota que ele alcançou.
O calendário e mais informações da seleção ainda não foram divulgadas, mas já se sabe que o estudante terá que se inscrever com o seu número do CPF.
E por meio dele a Consun fará a busca pela melhor nota do candidato para participar da seleção.
Além disso, também já foi informado que o requisito mínimo para participação é que o candidato tenha atingido 450 pontos nas provas objetivas e 500 pontos na redação do exame. Já para o segundo semestre de 2021 a estimativa é de que, caso hajam as condições necessárias, aconteça aplicação de provas para a seleção dos estudantes.
Desde já está aprovada a aplicação do mesmo método para o segundo semestre, caso não seja possível realizar as provas do vestibular.
Ao todo, o processo seletivo do primeiro semestre de 2021 para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul vai ofertar 3.980 vagas.



 Voltar
Boleteen - Colégio 24 Horas