FIES ABRE INSCRIÇÕES DIA 27

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 já estão com data marcada. De 27 a 30 de julho, os candidatos interessados já poderão realizar a inscrição no portal do Fies. Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no Financiamento este ano.
Além disso, os estudantes deverão ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação. O cronograma do Fies 2021/2 já foi divulgado, confira as datas:
Inscrições: 27 a 30 de julho;
Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 3 de agosto;
Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única: 04 a 06 de agosto;
Lista de espera: 4 a 31 de agosto.
O Fies é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2011, que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior privadas aderentes ao Programa.
O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o Programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. O novo Fies traz melhorias na gestão do fundo, dando sustentabilidade financeira ao Programa, a fim de garantir a sustentabilidade do Fies e viabilizar um acesso mais amplo ao ensino superior.

Prorrogação de contratos
O FNDE prorrogou até 30 de setembro o prazo para renovação semestral dos contratos assinados com o Fies. A medida vale para contratos simplificados e não simplificados do primeiro semestre de 2021.
O processo de renovação deve ser feito por meio do sistema SisFies. O período vem sendo estendido para garantir que todos os estudantes possam realizar os aditamentos neste período de pandemia da covid-19.
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
A autarquia responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação também estendeu o prazo, até 30 de setembro, para os estudantes interessados pedirem a transferência de curso ou de instituição de ensino e a dilatação do período de utilização do financiamento estudantil referente ao primeiro semestre do ano.
Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.
A prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa.
Com informações da Agência Brasil.


 Voltar
Boleteen - Colégio 24 Horas