MEC LANÇA AS AVALIAÇÕES FORMATIVAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

O Governo Federal promoveu, por meio do Ministério da Educação (MEC), a cerimônia de lançamento das Avaliações Diagnósticas e Formativas. As avaliações são uma ferramenta direcionada ao ensino fundamental, que possibilitarão a realização de um diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem dos estudantes, para fins de personalização do ensino. A ferramenta contemplará desde os estudantes dos anos iniciais (1º ao 5º ano) até os estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
A nova ferramenta envolverá mais de 100 mil escolas. Neste primeiro ano, será ofertada para os anos iniciais e, no ano que vem, os anos finais do ensino fundamental serão incluídos.
As avaliações serão disponibilizadas tanto para a rede pública quanto para a particular, caso haja interesse, por meio de uma plataforma própria que foi desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (CAEd/UFJF).
Configurando um método diferenciado dos aplicados atualmente, as avaliações formativas não exigem que os estudantes reproduzam o conteúdo estudado em sala de aula, mas sim que demonstrem o seu desenvolvimento pessoal. Os resultados também contribuirão com os programas Tempo de Aprender e Brasil na Escola.