VEJA QUAIS SÃO AS CIDADES COM MENSALIDADES ESCOLARES MAIS CARAS

A cidade de Vitória, no Espírito Santo, é a capital do Brasil com o maior valor médio de mensalidade de escola particular, segundo levantamento realizado pela SchoolAdvisor, site que compara o preço de mais de 40.000 instituições de ensino do país. O preço na região é de R$ 1.805,59 por mês.
A cidade de São Paulo é a segunda com a mensalidade mais cara do país, com média de R$ 1.539,54 por mês. A capital paulista também apresentar a maior discrepância entre o maior e o menor valor. Os preços variam de R$ 220 até R$ 15.488. Completando o top 3, a capital carioca registra uma média de R$1.465,92.
Os dados apontam que Salvador, na Bahia, tem o menor preço médio do país, com mensalidade escolar de R$ 683,19, menos que a metade do valor visto na capital do Espírito Santo. Como segunda capital com menor valor, Recife, em Pernambuco, tem mensalidade média de R$ 867,38.
O estudo afirma ainda que a mensalidade média das escolas particulares no Brasil varia até 99% entre as capitais do país. O levantamento considera apenas nove capitais do país, por excluir as que têm menos de 50% das mensalidades cadastradas na plataforma. A pesquisa analisou os dados de mensalidades de diversas escolas cadastradas na plataforma, levando em conta desde o berçário até o ensino médio.
Viviane Massaini, sócia e CEO da SchoolAdvisor, afirma que os custos com educação vão além das mensalidades. "Ao escolher a escola dos seus filhos ou realizar a rematrícula, as famílias precisam considerar que existem outros gastos, como material didático, transporte, uniforme e atividades extracurriculares. Para caber no orçamento familiar, é preciso se planejar”, comenta.
Massaini reforça ainda que em 2024, é esperado um aumento entre 7% e 12%. Segundo levantamento feito pelo Melhor Escola, site buscador de escolas no Brasil, as mensalidades das escolas particulares deverão aumentar, em média, 9% em 2024. Há instituições que manterão o valor praticado este ano e há também reajustes que chegam a 35% em relação ao cobrado este ano.
Não existe, por lei, um limite máximo para o aumento do custo das escolas particulares, de acordo com a Lei 9.870/1999, mas as escolas devem justificar os aumentos aos pais e responsáveis em planilha de custo
De acordo com plataforma da SchoolAdvisor, que calcula os gastos com educação de um estudante do berçário até o final do ensino médio.
Segundo os dados, considerando a mensalidade média, o gasto estimado em toda vida de um estudante em Vitória pode chegar a R$ 897.000. Em São Paulo, o total pode totalizar R$ 749.000 em mensalidades.
Preço médio da mensalidade de escolas particulares no Brasil
Belo Horizonte – MG - R$ 1.058,08
Brasília – DF - R$ 1.430,06