SOMENTE 1 EM CADA 10 INADIMPLENTES DO FIES ADERIU AO DESENROLA

Apenas um a cada dez estudantes inadimplentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) fizeram adesão ao programa para renegociar as dívidas. No país, são cerca de 1,2 milhão de pessoas que estão com parcelas atrasadas do financiamento.
O ministro da Educação, Camilo Santana, fez um apelo para que os estudantes procurem o programa Desenrola Fies.
O Desenrola Fies oferece a possibilidade de descontos na dívida de 77% a 99%. Quanto aos juros, o abatimento pode ser total.
Os pedidos de renegociação ou simulação devem ser feitos no banco em que o estudante assinou o contrato: Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. O prazo para adesão vai até maio.
De acordo com o Ministério da Educação, cerca de 160 mil pessoas já fizeram a renegociação das dívidas pelo programa do governo. Os acordos alcançaram mais de R$ 7,5 bilhões renegociados.
A ação tem como público-alvo alunos com débitos em contratos celebrados até 2017, em fase de pagamento e com parcelas atrasadas até 30 de junho do ano passado.
O programa, que oferece financiamento para cursos de graduação em instituições particulares, está passando por significativas mudanças, e a previsão é de que as inscrições sejam abertas no mês de março.
Santana enfatizou a importância de fortalecer as políticas de assistência estudantil para garantir a permanência dos estudantes na educação superior.
O anúncio vem em meio a uma série de reformulações que visam aprimorar o Fies e torná-lo mais acessível aos jovens que buscam cursar o ensino superior.
O ministro revelou que a proposta do chamado “Novo Fies” já está pronta e que a intenção é finalizar as mudanças do programa até o final deste mês.
O Novo Fies tem como objetivo permitir que os beneficiários do programa possam custear seus cursos de graduação na totalidade, em vez de forma parcial, e também proporcionar uma forma de pagamento da dívida mais favorável aos estudantes.
Fonte: Agência Brasil


 Voltar
Boletim Diretor - Colégio 24 Horas