AUMENTO DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL ESBARRA NA FALTA DE PROFISSIONAIS

Cresceu em cidades da região de Campinas o número de alunos matriculados na Educação Especial da rede pública de ensino em 2023, se comparado a 2022. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) e refletem uma tendência em todo o Brasil.
Segundo o instituto, Educação Especial é uma modalidade que integra a proposta pedagógica da escola regular com o atendimento educacional especializado (AEE) aos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.
Em Monte Mor (SP), o aumento das matrículas na modalidade foi de 30% de 2022 para 2023. Mas agora, em 2024, o início das aulas foi adiado por conta da falta de profissionais monitores para auxiliar no trabalho com os alunos.
É o caso da filha da Raquel, de 12 anos, que precisa da educação inclusiva. A mãe foi orientada a não levar a criança na escola por conta do problema.
"A escola me procurou e disse para todas as mães que tem filhos especiais que no momento estava sem monitora na escola para tomar conta dos nossos filhos especiais".
Em nota, a Prefeitura de Educação de Monte Mor informou que já fez um concurso para a contratação dos monitores, mas alegou que houve um atraso na convocação dos profissionais. "A Secretaria de Educação de Monte Mor garante que não haverá nenhum prejuízo pedagógico para nenhum aluno ou aluna da rede municipal de ensino, e que qualquer conteúdo perdido será reposto", diz a nota.