INEP APRESENTA PROPOSTA PARA MUDANÇAS NA AVALIAÇÃO DE FACULDADES

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou às instituições de educação superior a proposta de reformulação da avaliação dos cursos de licenciatura brasileiros. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será um dos principais meios para a inovação pretendida, já a partir de 2024. Os pontos principais dizem respeito à definição de novas matrizes de referência; modelos de itens; formato das provas, com o objetivo de avaliar as competências teóricas dos estudantes. Além disso, a indicação de padrões mínimos de desempenho esperado e a criação de uma avaliação das competências práticas desenvolvida ao longo dos estágios supervisionados também fazem parte do projeto.
A proposta foi apresentada aos representantes das instituições de ensino superior na sede do Inep, em Brasília. O objetivo é que esse novo formato tenha reflexos na qualidade da formação docente. De acordo com diretores do Inep, as manifestações foram todas de apoio à iniciativa. “Há detalhes que precisam ser aprimorados, mas iniciamos um diálogo que vai levar a um resultado muito interessante, ainda neste ano, no que se refere à avaliação dos cursos de graduação”, disse Manuel Palacios, presidente do Inep.
De acordo com o diretor de Avaliação da Educação Superior do Inep, Ulysses Teixeira, a reunião também foi uma oportunidade para ouvir as instituições de ensino sobre questões operacionais. “Esse diálogo é fundamental para acertar detalhes como ‘Quem será responsável por cada procedimento?’, ‘Isso é algo que o coordenador do curso pode fazer?’, ‘Esta deve ser uma atribuição do coordenador de estágio?’ e, também, como será o contato entre essas instituições de educação superior e as escolas que receberão os estudantes para estagiar, por exemplo”, disse o diretor.
O Inep pretende iniciar um ciclo de visitas, divulgações e conversas, com as secretarias de educação básica, para tratar da integração entre os sistemas no que diz respeito ao estágio profissional.
Um dos objetivos, no momento, é dar sequência às conversas com os atores envolvidos nos processos de avaliação, no sentido de alinhar os detalhes para a operacionalização do Enade 2024. “É um projeto que precisa ser dialogado, porque é muito diferente. Mas é uma medida que, apesar de estar no âmbito da avaliação dos cursos de graduação, tem um potencial de contribuir para a educação brasileira como um todo”, avaliou Ulysses Teixeira.


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