GUIA ORIENTA PROFESSORES A DESENVOLVER PROJETOS

Que tal ter à mão uma sequência de aulas que se estende por um semestre ou o ano todo, para apoiar estudantes a desenvolver e entregar projetos de empreendedorismo social? Como contar com um planejamento estruturado para estimular a turma a tirar do papel ideias inovadoras a fim de resolver problemas comuns de suas comunidades? Essas são as propostas do guia “Empreendedorismo social: transformando ideias em impacto”, recém-lançado pelo Grupo +Unidos, com coordenação da Tríade Educacional e patrocínio do Citi Foundation.
Disponível para download gratuito, o material utiliza a aprendizagem baseada em projetos – metodologia centrada na investigação, quando os alunos se envolvem com tarefas para solucionar um desafio. Para apoiar o planejamento das ações dos professores, o guia orienta alguns passos, como a realização do levantamento de contexto, o aprofundamento e a escolha de um problema, além de dinâmicas para que os estudantes desenvolvam suas propostas.
São sugeridas quase 30 aulas, que não precisam ser sequenciadas e podem ser feitas em parceria com outros educadores. Cada uma delas está sempre relacionada às habilidades e competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e é acompanhada por materiais de apoio, como glossários e links para vídeos e sites relacionados.