ES ABE MIL VAGAS PARA ESTUDAR DE GRAÇA EM FACULDADES

O Governo do Estado abriu mil vagas gratuitas de cursos superiores em faculdades privadas. A iniciativa é do faz parte do Programa Nossa Bolsa, que oferta bolsas integrais, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O Nossa Bolsa oferece 40 opções de cursos superiores em diversas áreas profissionais: medicina, pedagogia, enfermagem, psicologia, administração, direito, arquitetura e urbanismo, educação física, odontologia, entre outros. Ao todo, 30 instituições de Ensino Superior localizadas em 12 municípios do Estado têm bolsas no edital.
O interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2019 e 2023 e optar, no ato da inscrição, por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.
Entre os requisitos, o 2º edital do Nossa Bolsa em 2024 traz novidade. O candidato deve, agora, ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Antes, o valor era de um salário mínimo.
As inscrições para estudar de graça em faculdades serão abertas às 09h do dia 04 de junho e devem ser feitas pelo site do Nossa Bolsa. O candidato preencherá seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer a bolsa.
O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2019 e 2023, quer usar na seletiva. E, de acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e a redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.
O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 a 2023 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente ou negro no ato da inscrição.
Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida. De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2024 o estudante que atender a uma das condições a seguir:
Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
Fonte: portal de notícia Tempo Novo