ENEM 2024: CONFIRA DICAS DE ESPECIALISTAS PARA ALCANÇAR NOTA 1000 NA REDAÇÃO Maior prova de vestibular do Brasil, o Enem se aproxima, e os estudantes vão entrando na reta final de suas preparações. Os exames serão realizados nos dias 3 e 10 de novembro, com o primeiro deles sendo dedicado a linguagens, ciências humanas e suas tecnologias e ela, a tão temida redação. Com peso alto na nota da grande maioria de cursos e universidades, além de um tema que só é conhecido pelos alunos no momento da avaliação, a redação requer uma atenção especial, e algumas dicas e medidas podem ser seguidas para que se busque a tão sonhada nota 1000. O Dia conversou sobre o assunto com especialistas e alunos que fizeram excelentes provas recentemente. Thiago Braga, gestor da área de redação do Colégio pH, detalhou separadamente cada uma das cinco competências cobradas pela banca do Enem, com dicas para cada uma delas. Competência 1: ter poucos ou nenhum erro de norma culta. Isso significa ter atenção a todos os parâmetros correspondentes a esse nível de uso da linguagem: ortografia, pontuação, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal e organização sintática. Se o aluno cometer um erro isolado de uma dessas categorias, ele ainda assim pode obter grau máximo (200) nessa competência. ''A dica aqui é sempre revisar o texto depois que ele estiver pronto, sempre com atenção aos tópicos mencionados anteriormente.'', disse. Competência 2: Para obter a nota máxima, o candidato precisa entender o tema proposto e versar sobre ele. Além disso, é necessário respeitar os parâmetros de um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, uma introdução que apresente o tema e o posicionamento diante dele, parágrafos argumentativos que desenvolvam esse tema e uma conclusão que consiga finalizar a abordagem e ainda apresentar uma proposta de intervenção. Por último, ainda faz-se necessário, para obtenção de grau máximo nessa competência, utilizar um repertório sociocultural produtivo, que consiste em uma referência externa que contribua com a argumentação do aluno e demonstre que ele possui conhecimento de mundo e que consegue articulá-lo ao tema. ''A dica aqui é estudar bastante o formato ideal da redação Enem por meio de redações nota 1000 antigas publicadas em portais da internet. Além disso, vale a pena buscar ao longo do ano algumas referências que podem ser utilizadas em diversos temas para facilitar a inserção de repertório no texto da prova. O conceito de “banalidade do mal”, proposto pela filósofa Hannah Arendt, é bom exemplo de um repertório que serve a várias temáticas relacionadas a problemas sociais brasileiros'', destaca. Competência 3: o grau máximo aqui é alcançado por meio de uma construção argumentativa bem fundamentada, construída por meio do uso de métodos argumentativos como causa/consequência, analogia, indução, dedução e outros. Além disso, o aluno consegue a nota máxima demonstrando a sua autenticidade, que, para a banca do Enem, é representada pela capacidade de demonstração de um texto que foi planejado previamente e que se conecta em suas mais variadas partes. ''A dica aqui é produzir muitas redação ao longo do ano, pelo menos uma por semana, e receber o feedback de um corretor que conheça bem os critérios avaliativos da banca. Somente assim, o aluno vai saber se está produzindo uma argumentação competente e eficaz para o modelo do Enem. O ideal é somente fazer uma redação depois de receber o feedback da anterior e aplicar as proposições de melhoria feitas pelo corretor.', sugere. Competência 4: O grau máximo é alcançado se o aluno consegue utilizar recursos variados de coesão textual, como conectivos, pronomes, sinônimos, hiperônimos e hipônimos e elipses, demonstrando que consegue conectar as diferentes partes do texto de modo habilidoso, sem repetições excessivas de palavras ou de expressões e sem períodos truncados e confusos, que possam atrapalhar a experiência do leitor. ''A dica aqui consiste em estudar os diversos mecanismos coesivos e aplicá-los nas produções semanais. O feedback do corretor será fundamental para identificar possíveis problemas que necessitem de alguma mudança para as próximas produções", destaca Braga. Competência 5: O aluno deve propor uma sugestão de intervenção para o problema apresentado pela banca. Ela precisa respeitar alguns itens: - Estar conectada aos argumentos utilizados no texto. - Ter necessariamente a ação em si, um agente realizador dela, um meio/modo para ela ser realizada e uma finalidade/efeito gerado por ela. Além disso, o aluno deve detalhar um dos itens da proposta. ''A dica aqui está em ler propostas de textos nota 1000 e tentar reproduzir suas estruturas para o tema que está sendo feito. O aluno também deve estudar os diferentes agentes sociais realizadores de ações que possam alterar o meio social brasileiro'', explica. Fonte: portal de notícias O Dia
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