PISA VAI COMEÇAR ESTE ANO A TESTAR HABILIDADE DIGITAL

Considerado uma das ferramentas mais importantes para medir a qualidade da educação em todo o mundo, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) avalia, desde 2000, estudantes de 15 anos em três habilidades: leitura, matemática e ciências.
No ano em que completa 25 anos, o Pisa terá uma novidade: vai começar a medir, também, as habilidades digitais desses jovens.
Responsável pelo programa, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) quer saber se os alunos têm o "letramento tecnológico" necessário para resolver problemas no ambiente digital.
O exame é realizado a cada três anos, e a prova de 2025 deve ser aplicada ainda no primeiro semestre – o Brasil participou de todas as edições. Os resultados devem ser conhecidos só em 2026.
Com o novo formato, o Pisa Digital vai passar a avaliar também novas competências.
A prova vai medir a capacidade de resolução de problemas usando ferramentas computacionais, de colaboração em ambientes virtuais e de decisão com base em dados.
Pelo modelo demonstrativo já divulgado, a prova sobre letramento tecnológico é dividida em etapas. A cada sequência de perguntas, o pensamento lógico envolvido vai ficando mais complexo – e a prova avalia se o aluno consegue usar ferramentas digitais para chegar à resposta.
Na última avaliação do Pisa, o Brasil ficou na sétima posição entre os países da América Latina. Na classificação geral, em matemática, o país ficou na 65ª colocação, bem abaixo da média dos países OCDE.
O novo exame, dizem os especialistas, adiciona uma nova camada de complexidade sobre o quadro de deficiências da educação brasileira.
A presidente do Instituto Salto, Claudia Costin, avalia que o país ainda não superou carências básicas, em matemática, linguagem e ciências.
"Uma coisa é a inclusão digital para entrar no TikTok, para entrar em algumas redes. Outra coisa é saber usar o meio digital para fazer boas pesquisas. E o Pisa tende a olhar mais para essa segunda questão", explica.
As etapas seguintes do Pisa Digital são mais complexas – o estudante é convidado a usar dados do mesmo tipo (população, tempo, taxa de crescimento e a relação entre as variáveis) para construir novos gráficos.
Ou seja: a primeira etapa testa os conceitos, e a seguinte, a capacidade do aluno em criar o próprio modelo.


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