Globo Online

Centro de estudos









28 de abril de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: F�sica
Questões encontradas:

• Páginas:
 1  2 3 4  5  6  7 

As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo estão conectadas por uma extensão de 400km de fibras ópticas. Sabendo-se que a fibra apresenta índice de refração igual a 1,5, qual é o tempo necessário para que um pulso de luz chegue a São Paulo, saindo do Rio de Janeiro?


0,1s
0,0667s
0,000667s
0,002s
0,33s


Quando deixamos uma pedra cair de uma altura de 5m, próximo à superfície da Terra, ela demora 1s para atingir o solo. Sabendo-se que a aceleração da gravidade na Lua é seis vezes menor que na Terra, o tempo que uma pedra demora para atingir o solo lunar, caindo desta mesma altura é:


6 vezes menor.
6 vezes maior.
o mesmo.
aproximadamente 2,5 vezes maior.
aproximadamente 2,5 vezes menor.


Geralmente, quando estamos no inverno, gostamos de tomar banhos mais quentes. Em sua casa você dispõe de um chuveiro elétrico com regulagem para aumentar ou diminuir a temperatura de aquecimento da água de seu banho. Suponha que o seu chuveiro esteja ligado à rede elétrica de 220V. Ao colocar a chave de regulagem do seu chuveiro na posição "inverno", onde a água sairá mais quente, podemos afirmar que a resistência elétrica interna do chuveiro:


diminui, e com isto a corrente elétrica que passa pelo mesmo aumentará, aumentando assim a dissipação de energia por efeito Joule, aquecendo mais a água.

aumenta, e com isto a corrente elétrica que passa pelo mesmo aumentará, aumentando assim a dissipação de energia por efeito Joule, aquecendo mais a água.

diminui, e com isto a corrente elétrica que passa pelo mesmo diminuirá, aumentando assim a dissipação de energia por efeito Joule, aquecendo mais a água.

aumenta, e com isto a corrente elétrica que passa pelo mesmo aumentará, diminuindo assim a dissipação de energia por efeito Joule, aquecendo mais a água.

diminui, e com isto a corrente elétrica que passa pelo mesmo aumentará, diminuindo assim a dissipação de energia por efeito Joule, aquecendo mais a água.


Na figura abaixo são mostrados um espelho esférico, um objeto e sua imagem. Determine as distâncias focal f e do centro de curvatura R do espelho.


f = 20 cm e R = 40 cm
f = 30 cm e R = 60 cm
f = 60 cm e R = 120 cm
f = 20 cm e R = 20 cm
f = 20 cm e R = 30 cm


Dois recipientes A e B fechados estão completamente cheios com o mesmo líquido (ver figura). Com relação aos pesos P dos líquidos e às forças F exercidas pelos líquidos no fundo dos recipientes, pode-se afirmar:


PB = PA/2 e FA = FB
PB = PA e FB = FA/2
PB = PA/2 e FB = FA/2
PB = PA e FA = FB
PB = PA/2 e FB = 2FA


Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.