Globo Online

Centro de estudos









28 de abril de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: F�sica
Questões encontradas:

• Páginas:
 1  2  3  4  5 6 7 

Não têm faltado sugestões de que se busque uma correlação direta entre a vida, ou o livre arbítrio, e aspectos dos fenômenos atômicos, para cuja compreensão da física clássica é, obviamente, estreito demais. De fato, é possível apontar muitos traços característicos das reações dos organismos vivos, como a sensibilidade da percepção visual ou a indução da mutação genética pela penetração da radiação, que sem dúvida podem ser vistos como uma ampliação de efeitos dos processos atômicos individuais, semelhante àquela em que se baseia essencialmente a técnica experimental da física atômica. Contudo, a simples constatação de que o refinamento dos mecanismos de organização e regulação dos seres vivos supera qualquer expectativa prévia, não nos permite, de maneira alguma, explicar as características peculiares da vida. Com efeito, os chamados aspectos holísticos e finalistas dos fenômenos biológicos decerto não podem ser imediatamente explicados pela característica de individualidade dos processos atômicos.

(N. Bohr, "Física atômica e conhecimento humano", Contraponto, 1996, p.26 com adaptações)

Com base no texto, indique a opção correta:


A individualidade dos processos atômicos pode oferecer a explicação imediata para os aspectos holísticos dos fenômenos biológicos.

O conhecimento a respeito da física clássica é suficiente para que se estabeleça uma correlação direta entre a vida e os fenômenos atômicos.

A sensibilidade da percepção visual pode ser vista como uma ampliação de efeitos dos processos atômicos individuais.

No texto, está explícita a idéia de que a lei da ação e reação é essencial para a compreensão da vida.

Todos os fenômenos biológicos podem ser explicados por processos atômicos.


Um gato precisa se deslocar 100m para alcançar um ratinho morto. Quando o gato começa a correr, com aceleração uniforme de 1m/s2, uma coruja que está 20m acima do gato, tem uma velocidade de 5m/s. Se a coruja seguir uma trajetória retilínea, sua aceleração para alcançar o ratinho juntamente com o gato é:

0,31 m/s2

0,45 m/ s2

0,62 m/ s2

0,93 m/ s2
1,30 m/ s2


Sobre a plataforma de um caminhão que se desloca com velocidade uniforme de 15m/s, uma tartaruga avança na razão de 0,2m/s, e um homem caminha em direção à tartaruga com velocidade de 1m/s. Marque a opção que indica as velocidades da tartaruga e do homem em relação à Terra, respectivamente:

15m/s e 14m/s

0,2m/s e 1m/s

15,2m/s e 14m/s

15m/s e 1m/s

0,2m/s e 14m/s


O músculo deltóide tem um formato triangular e movimenta o braço. Considere-se que as partes anterior e posterior deste músculo, para elevar o braço, fazem um esforço de 60N e 40N, respectivamente, cujas direções estão indicadas na figura abaixo. A força total exercida pelo músculo é, aproximadamente:

(Dados: sen 40° = 0,64 e cos 40° = 0,77)


83 N

98 N

100 N

230 N

300 N


Considere-se que o conjunto antebraço e mão de uma pessoa pesa 23,3N e que o ponto de aplicação dessa força se encontra a 11,9 cm do cúbito. A mão sustenta uma esfera de 60N. Se o antebraço está perpendicular ao braço, a intensidade da força muscular será:

563,81 N

577,72 N

582,34 N

591,89 N

603,66 N


Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.