Globo Online

Centro de estudos









05 de maio de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: Geografia
Questões encontradas:

• Páginas:
 1 2 3  4  5  6  7 

"Antes, o silêncio e a vegetação rasteira dominavam a planura, monotonia quebrada apenas pelo colorido das flores e pelas formas caprichosas das árvores do cerrado. Mas, um dia, o barulho das máquinas e o vaivém incessante dos operários agitaram os chapadões, anunciando que novos tempos eram chegados: edifícios de linhas arrojadas ergueram-se no horizonte amplo; as águas foram represadas, formando o grande lago (...) A cidade e a vida se organizaram e as estradas se abriram: os palácios, os apartamentos, as escolas, tudo pouco a pouco surgiu no planalto."

O texto se aplica à fundação da cidade hoje identificada como:


Belo Horizonte – metrópole regional do Quadrilátero Ferrífero.
Goiânia.
Aracaju.
Palmas no Tocantins, criada para ser capital estadual.
Brasília – criada como símbolo do poder e interiorizadora da ocupação.


"A industrialização de São Paulo dependeu, desde o princípio, da procura provocada pelo crescente mercado estrangeiro do café. O cultivo do café começou nesse Estado muito depois das plantações levadas a cabo nas montanhas acima do Rio de Janeiro, no início do século XIX. Nos cinqüenta anos seguintes, o comércio firmou-se na Europa e estimulou o surto de novas plantações, que avançavam cada vez mais para o Oeste. Por volta de 1850, a onda de cafezais penetrara o lado paulista do Vale do Paraíba e estendera-se até a região de Campinas, além da capital da Província."

(DEAN, Warren. A industrialização de São Paulo. São Paulo: Difel/Edusp, 1971.)

Considerando o texto acima, pode-se afirmar que:


à medida que se localizavam solos mais férteis em São Paulo, aumentava a demanda pelo café no mercado internacional.

a plantação do café deslocou-se do Rio de Janeiro para São Paulo via Campinas.

o fato de a plantação do café ter avançado cada vez mais para o Oeste se deve à presença do massapê.

a lavoura cafeeira foi apenas um dos elementos que participaram do processo de industrialização da cidade de São Paulo e do Vale do Paraíba.

a acumulação de capital decorrente da exportação do café é o principal elemento para a explicação da industrialização de São Paulo.


"Na evolução econômica do Brasil, os produtos agrícolas e as matérias-primas (cana-de-açúcar, ouro, café, etc.) foram sucedendo-se como base da economia brasileira, de acordo com as tendências e necessidades do mercado externo. Alguns desses produtos se mantiveram por mais tempo como principal fonte de divisas para o país e provocaram diversificações na paisagem rural e urbana, como o café e a cana-de-açúcar. Outros tiveram influências meramente regionais, como o algodão e a borracha."

Pode-se inferir do texto acima que:


a organização do espaço brasileiro é produto da combinação do desenvolvimento de relações feudais de produção com relações capitalistas.

dentre os produtos agrícolas e matérias-primas que se sucederam na evolução econômica do Brasil, o pau-brasil foi responsável pela ocupação total de extensa faixa de todo o litoral brasileiro.

os ciclos da economia brasileira estão ligados, fundamentalmente, a especificidades naturais das diversas regiões do país.

a economia brasileira se organizou como uma economia colonial, fornecedora de produtos industriais de que o mercado europeu não dispunha.

os processos econômico - sociais de valorização, ocupação e organização do território brasileiro sempre estiveram ligados às necessidades de matérias-primas e alimentos por parte dos países dominantes.


Sobre os movimentos terciários no relevo brasileiro, é correto afirmar que:


não há marcas de seus efeitos, pois as nossas terras são muito antigas.

aparecem representados nas grandes altitudes do Escudo Guiano, no extremo norte do país.

nossas formações do Brasil Central e Sul datam deste período.

as formas de relevo, que se situam na Amazônia meridional, foram formadas neste período.

seus efeitos são responsáveis pela formação do relevo do leste do Brasil.


"Até décadas atrás, o imigrante e colono estava sitiado, institucionalmente, pela grande lavoura; hoje está sitiado pelo grande capital. Seus filhos e netos retomam o caminho da estrada. Matula nas costas, como seus antepassados de um século atrás, vão saindo, aos grupos, do Rio Grande, de Santa Catarina, do Paraná, no rumo da Amazônia ocidental, para recomeçar, no espaço novo, as velhas tradições da produção familiar; para restaurar lá de longe, na terra virgem, o modo de vida que fora contaminado e subjugado pelo capital, nas terras já cansadas do Sul."

O texto acima refere-se à situação dos colonos no Sul do Brasil. Dele, pode-se concluir que:


a corrente imigratória que sai do Rio Grande do Sul para a Amazônia é produto de uma política planejada de colonização e de desenvolvimento nacional.

a produção familiar no Sul do Brasil ainda não esgotou suas possibilidades de desenvolver-se independentemente das migrações para a Amazônia.

o pequeno produtor autônomo não consegue recriar as condições para reproduzir sua antiga situação social, pois está cada vez mais subjugado, principalmente pelo capital industrial representado pelos complexos agroindustriais.

a Amazônia aparece como área de imigração para os nordestinos que formaram as colônias do Sul do país e que agora começam a trilhar o caminho da estrada novamente.

o pequeno camponês tem conseguido produzir o necessário para a garantia de que seus filhos continuem na mesma propriedade, desenvolvendo a pequena produção familiar.


Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.