Globo Online

Centro de estudos









05 de maio de 2024 Versão on line
Banco de Questões
Estude para o Enem, para o Vestibular e para os testes de acesso direto ao ensino superior com o auxílio de 600 questões antigas do projeto Simulados Megazine. As perguntas têm gabarito comentado automático, e você pode selecioná-las por disciplina ou através de localização por palavra-chave.

Pesquisa por: Geografia
Questões encontradas:

• Páginas:
 1  2  3 4 5  6  7 

Mesmo com o fim da Guerra Fria algumas tensões mundiais ainda persistem, mesmo diante do processo de globalização e suas conseqüências. Com relação a essa questão, identifique a proposição VERDADEIRA.

a bipolaridade do período da Guerra Fria, ainda persiste, reflete–se nos embates ideológicos entre os países do Norte e do Sul.

a globalização acaba com as desigualdades internacionais, razão por que chegou ao fim a oposição Leste-Oeste.

a consolidação dos Estados Unidos como grande potência geopolítica mundial não provocou o fim de conflitos separatistas e nacionalistas em diferentes partes do mundo.

o embate entre o tradicional e o moderno dos dias atuais não se reflete nos países subdesenvolvidos latino-americanos.

o fim da Guerra Fria não acabou com a disputa político-ideológica entre EUA e Rússia.


A China é hoje um país especial porque foge de um modelo pré-estabelecido, podendo mesmo ser considerado como economia de transição.
Assinale nas alternativas a seguir aquela que melhor traduz as características deste país em transição:

O fim do governo socialista e do partido comunista em processo semelhante ao da ex-URSS, com uma reestruturação econômica e política que desestrutura o regime construído desde 1949.

O abandono de uma estrutura agrária em favor de um processo industrial de bens de consumo para atender à demanda de uma população cada vez maior e mais exigente.

O país vem sendo definido como socialismo de mercado devido à manutenção do centralismo político do partido comunista com reformas econômicas, principalmente nas zonas econômicas especiais.

A abertura para o capital transnacional e para as empresas multinacionais iniciada em 1976 e responsável pela completa falência econômica do modelo socialista, inaugurando a transição.

A mudança nas relações econômicas, correspondendo a mudanças na estruturação de classes e no IDH, criando expectativa de crescimento e de industrialização típicas da transição para o capitalismo.


O mapa a seguir mostra a presença da força armada norte-americana no mundo, em outubro de 1994:

Principal potência capitalista, os Estados Unidos da América detêm, também, a hegemonia militar no mundo contemporâneo.
Analisando a importância estratégica nas áreas assinaladas no mapa como pontos da presença estadunidense no mundo, reconheça e assinale o par de afirmativas corretas:

I. A intervenção no Haiti e na República Dominicana feita pela OEA e comandada pelos EUA procura evitar a extensão da guerra civil ao continente inteiro.

II. A OTAN continua sendo a principal força militar na Europa, mas a sua ação não pode ser estendida a outras áreas do mundo.

III. O Oriente Médio continua sendo uma área de grande instabilidade ligada a fatores históricos, sociais e políticos.

IV. Alguns focos de instabilidade da Guerra-Fria se mantêm, como a divisão das Coréias e a questão China-Taiwan.

I e II

II e III

II e IV

III e IV

I e IV


O mundo é marcado atualmente pela instantaneidade da informação globalizada, representada pelos sistemas de computadores, telefonia e satélites. A tecnologia da informática possibilita a dispersão geográfica, assim como a integração simultânea de muitas atividades e acontecimentos. Decorrem daí novas ações decisórias no campo econômico, social, cultural e político, definidoras das realidades espaciais.



Partindo do texto acima, identifique a opção que contenha duas mudanças econômicas que fazem parte deste processo mundial.

a expansão do consumismo / a nacionalização da informática.

descentralização industrial / estruturação das cidades globais.

os movimentos culturais antropofágicos / o nacionalismo cultural.

as barreiras contra a União Européia / as facilidades para a Alca.

o reacionalismo árabe / a distensão gradual de Israel.


Eric Hobsbawm, sobre a tragédia ocorrida nos EUA, em setembro de 2001, declara:

"Mas falar em 'choque entre civilizações' é uma tentativa de redirecionar o problema. (...) Cristãos e islâmicos formam uma única civilização. Ambos têm seus valores e dogmas bem sedimentados.
Portanto, tentar colocá-los em lados opostos é pretender fragilizar o argumento histórico. (...) A mim, pessoalmente, parece que alguém está tentando dizer ao presidente George Bush que sua política externa negligenciou as necessidades de grande parte dos países árabes e islâmicos, dos países em desenvolvimento (...)."

(O Globo, 18/09/2001)

Considerando as diversas análises sobre os atentados terroristas contra os EUA e a leitura do texto acima, assinale a alternativa correta:

Cristãos e mulçumanos apresentam lados opostos e irreconciliáveis de seus processos históricos e justificam a agressividade do ocidente no que diz respeito ao mundo árabe.

Os mulçumanos tomam conta de todo o mundo árabe e pretendem criar um bloco hermético e xenófobo em relação ao ocidente e, sobretudo aos EUA.

A política externa dos EUA está sendo construída de forma a equilibrar as desigualdades entre árabes e mulçumanos para afastar o perigo da radicalização xiita.

Cristãos e mulçumanos formam uma única civilização, o que não ocorre com os judeus de Israel e do resto do mundo, cuja trajetória está impregnada pelos nacionalismos locais.

A temática explicitada não pode ser compreendida apenas a partir de uma análise religiosa pois há grande influência dos aspectos sócio-econômicos.


Ajuda | Política de privacidade | Termos de uso | Fale com O Globo Online
© 1996 - 2006. Todos os direitos reservados a Infoglobo S/A.