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![]() Professores que trabalham em apenas uma escola conseguem ter um melhor desempenho em sala de aula - e as notas dos alunos também são mais altas. É o que mostra uma pesquisa do Itaú Social em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE. No caso dos alunos que estudam em escolas onde mais de 80% dos professores atuam somente naquela unidade, houve aumento de 10 pontos no desempenho em matemática dos estudantes, com base no perfil socioeconômico dos alunos e escolas. Segundo o levantamento, 20% dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental trabalham em duas ou mais escolas, quatro vezes mais que a média global. O tempo alto de deslocamento entre as unidades de ensino, por exemplo, é um dos problemas que influenciam no trabalho dos profissionais, como explica Sonia Dias, gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social. A pesquisa mostra que 67% do tempo dos educadores brasileiros é dedicado à sala de aula, com a realização de avaliações e a manutenção da disciplina dos alunos. De acordo com o Sonia, esses são fatores que aumentam o estresse dos professores. A pesquisa se baseou nos resultados da última edição do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), principal avaliação internacional de educação básica.
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