|
ESCOLAS PRIVADAS DO CEARÁ SE DESTACAM NO ENEM
As três escolas com melhor desempenho na prova objetiva do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 são da rede particular do Ceará, mostra ranking organizado pela Folha de São Paulo com dados do MEC (Ministério da Educação). Em Fortaleza, os colégios Farias Brito, Christus e Ari de Sá Cavalcante tiveram nota média acima de 720 ?quase 200 pontos acima da média nacional, de 510.
A primeira instituição pública da lista aparece na 12ª colocação. É o Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), administrada pela Marinha. Depois, apenas na 31ª posição, aparece a Escola de Aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em Minas Gerais.
Já na prova de redação, o Colégio Apogeu, em Juiz de Fora (MG), teve a melhor média na prova de redação. Foram 931 pontos ?quase 300 acima da média nacional, de 635. A instituição é privada. Na sequência, aparecem os também privados colégios Ipiranga, em Petrópolis (RJ) e Regina Coeli, em Veranópolis (RS), com médias acima de 929.
A primeira instituição pública no ranking de redação aparece na 35ª posição. É a Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, em Acaraú (CE). Depois, o colégio politécnico da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Rio Grande do Sul, aparece em 40º lugar.
Embora esses números sejam usados como critério de qualidade e escolha de uma instituição de ensino, especialistas pedem cautela na análise dos dados. O próprio MEC deixou de divulgar a média das notas das escolas em 2016, afirmando que a informação vinha sendo explorada pelo mercado educacional.
Para Luciano Mendes de Faria Filho, professor titular aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e doutor em Educação pela USP (Universidade de São Paulo), os rankings são uma representação limitada da qualidade do ensino.
"A nota do Enem expressa, muitas vezes, o investimento da escola em um tipo específico de educação, que nem sempre está alinhado com a proposta que os pais desejam para seus filhos", explica ele. Uma instituição que valoriza áreas pouco priorizadas no Enem, como música ou teatro, pode ter desempenho abaixo da média no exame, apesar de realizar um trabalho educacional, exemplifica.
Segundo ele, a escolha da escola deve considerar outros fatores, como a proposta pedagógica, o engajamento da comunidade escolar, a estabilidade do corpo docente e a abertura ao convívio com a diversidade social e cultural.
Já em relação às escolas públicas, Cláudia Costin, ex-diretora de educação do Banco Mundial, ressalta que a maioria daquelas com melhor desempenho também seleciona seus alunos. São os casos dos colégios mantidos por universidades federais e dos militares. "Por meio de uma prova, só os melhores entram."
A especialista em educação, porém, afirma conhecer os colégios cearenses com as melhores notas e diz perceber neles uma preocupação especial na preparação para o Enem, com o uso de apostilas bem desenvolvidas e aprofundamento no modelo do exame.
Na avaliação dela, a posição do Ceará na lista é fruto de políticas públicas favorecendo a excelência escolar e um bom projeto preparatório das escolas.
"O estado foi rápido no avanço da educação integral na rede pública. Logo, isso foi replicado na particular", diz. "Ao mesmo tempo, foi criada uma estratégia sólida para a formação continuada de professores. Sem bons docentes, não há bons alunos."
Fonte: Folha de São Paulo
| |