CURSINHO PODE AJUDAR ESTUDANTE INDECISO

Privilegiados os que terminam o Ensino Médio e sabem exatamente a carreira que seguirão e o curso que querem fazer. Eles não são maioria. Levantamento do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) realizado em 2009, mostra que 62% dos jovens não sabem qual carreira seguir. Enquanto uma parte desse universo de indecisos tem apenas uma vaga ideia do que farão, outros se veem perdidos em meio a um mundo de opções. Mas como devem se comportar diante das pressões para ingressar na faculdade se nem sabem qual graduação farão? Devem ou não procurar um cursinho pré-vestibular para adiantar a preparação sem ao menos ter fechado questão sobre o futuro acadêmico?
Para algumas pessoas, o cursinho é a saída mais prática para lidar com a dúvida, mesmo sem a certeza sobre qual área seguirá.
Embora a comunicação entre profissionais e aspirantes de diferentes áreas seja muito importante não apenas dentro da sala de aula, como também fora dela, há quem defenda que, independente de qualquer amizade, a personalidade de cada um deve sempre ser mantida. É nessa hora que estudo e dedicação aos estudos são armas que podem ser usadas a favor do vestibulando confuso. Estudar nunca é demais e no cursinho existe a possibilidade de correr atrás de conteúdos e informações que alguns alunos podem não ter tido contato, sobretudo os que se formaram em escolas públicas. As próprias avaliações de vestibular trazem assuntos que deveriam ser sempre Mas aqueles que decidiram tentar uma vaga na faculdade mesmo sem decidir exatamente sobre o futuro e escolheram o curso errado, ainda têm possibilidade de mudar e tirar uma lição proveitosa disso. Pedrosa não vê essa escolha errada como o fim da carreira profissional do aluno antes mesmo de começar. Na medicina da Unicamp, por exemplo, existe uma porcentagem que varia entre 5% e 10% de alunos que mudam de área durante o curso. Para o coordenador, isso não ocorre por incompetência dos alunos, mas porque eles simplesmente mudam de área num processo que considera normal e até saudável.